Pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) pelo instituto Datafolha mostra que 83% dos estrangeiros que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo aprovaram a organização do evento. O maior índice de aprovação foi no quesito hospitalidade, classificada como ótima ou boa por 95% dos entrevistados. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Os novos estádios brasileiros também foram bem avaliados pelos turistas: o conforto e a segurança dos equipamentos foram bem avaliados por 92% dos visitantes. Entre os entrevistados, 69% afirmaram que morariam no Brasil.
A pesquisa ouviu 2.209 estrangeiros, de mais de 60 países, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília entre os dias 1º e 11 de julho. Também foram entrevistados turistas em Fan Fests e locais de grande concentração nas cidades de Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, São Paulo, Rio e Brasília.
Os sistemas de comunicação, como telefonia e internet, e os preços praticados em alimentação, hotéis e transporte aéreo tiveram avaliações negativas acima da média. Já a segurança foi aprovada por 60% dos turistas. Uma maioria de 51% das pessoas achou a organização em torno do Mundial melhor do que a esperada.