O jogo foi equilibrado, a Espanha chegou a liderar em diversos momentos, mas os Estados Unidos fizeram valer sua superioridade no basquete e confirmaram mais um ouro olímpico sobre os mesmos rivais de Pequim/2008, neste domingo, nos Jogos Olímpicos de Londres. O time conquistou o título invicto, com oito vitórias, a última por 107 a 100.
O cestinha do confronto foi o norte-americano Kevin Durant, com 30 pontos. Pelo lado dos espanhóis, o destaque foi Pau Gasol, que anotou 24. A Rússia faturou o bronze ao vencer a Argentina em por 81 a 77.
O jogo
Os times começaram se desligando na marcação e com muita força no ataque, fazendo com que o primeiro quarto terminasse com um placar alto: 35 a 27 para os americanos. Na segunda etapa, os espanhóis dominaram no início e diminuíram o prejuízo ao vencerem a parcial por 31 a 24, indo para o intervalo com um ponto de desvantagem.
A Espanha seguiu forte no terceiro período e os Estados Unidos só conseguiram liderar o placar no meio do quarto, com 73 a 71. O jogo ficou aberto e os times passaram a errar muitos passes, proporcionando uma série de contra-ataques seguidos para as duas equipes. Os 13 pontos de Gasol na etapa mantiveram os espanhóis vivos, com 82 a 83 no duelo.
Os últimos minutos começaram com os Estados Unidos abrindo seis pontos de vantagem. Mais atentos na defesa, os norte-americanos passaram a gastar o tempo no ataque e a adminstrar a vitória, que foi confirmada por 107 a 100 - boa parte desses pontos, em cestas de três.
Favoritismo confirmado
Estados Unidos vencem a Espanha e ficam com o ouro no basquete masculino
Em jogo equilibrado até o último quarto, norte-americanos derrotaram rivais por 107 a 100
GZH faz parte do The Trust Project