O desempenho de Usain Bolt na Olimpíada se transformou em um enigma. Antes dominante nas provas de velocidade no atletismo, ele vem sofrendo com um problema no tendão da perna direita que pode comprometer um desempenho que tinha tudo para repetir Pequim/2008, quando ele conquistou três medalhas douradas: 100m, 200m e no revezamento 4x100m.
No início do mês, Bolt perdeu para o compatriota Yohan Blake na seletiva jamaicana dos 200m, e precisou de massagem e alongamento no tendão depois da prova. Posteriormente, nos 100m, voltou a perder para Blake. O declínio físico também o fez se ausentar da etapa de Mônaco da Liga Diamante, na última semana.
- Ele teve um leve enrijecimento no tendão durante a seletiva e por isso não forçou o ritmo tanto quanto poderia. Ele só estava se protegendo. O principal, na seletiva, era garantir a convocação para a seleção olímpica - garantiu Ricky Simms, agente de Bolt, assegurando a boa forma do atleta.
A desconfiança com relação às condições físicas de Bolt chegou até mesmo nas famosas previsões olímpicas. A revista americana Sports Illustrated, que tradicionalmente faz uma prévia dos resultados dos Jogos, palpitou que o jamaicano deve perder uma prova olímpica, provavelmente para Yohan Blake.
Recluso e sem divulgar informações sobre sua verdadeira forma, ele treina em Birmingham, a portas fechadas, junto com o restante da seleção jamaicana. O mundo só vai começar a descobrir se ele ainda é o mesmo fenômeno a partir do dia 3 de agosto, quando começam as competições de atletismo nos Jogos de Londres.
Expectativa
Problema em tendão gera dúvida quanto ao desempenho de Bolt em Londres
Jamaicano conquistou o ouro nas provas dos 100m, 200m e 4x100m, há quatro anos, em Pequim
GZH faz parte do The Trust Project