O River Plate foi multado em 100 mil dólares (cerca de R$ 486 mil) pela Conmebol pelos atos de racismo cometidos por torcedores durante partida contra o Fluminense, pela fase de grupos da Libertadores, em 7 de junho. Além disso, o clube argentino terá um setor do Estádio Monumental de Nuñez interditado durante as oitavas de final da competição.
Logo após o confronto, viralizaram nas redes sociais vídeos em que os torcedores argentinos faziam gestos imitando um macaco na direção da arquibancada onde estavam os brasileiros. Também foram registrados gestos racistas na parte externa do estádio.
A sanção da entidade que organiza o futebol sul-americano prevê também a utilização de faixas da campanha da Conmebol contra o racismo no local que não contará com a presença de público. Em caso de reincidência, a equipe pode ser punida com a interdição total do estádio. O River Plate ainda pode recorrer da decisão.
Em 2022, o River Plate já havia sido multado por situação semelhante. Na ocasião, um torcedor foi filmado descascando uma banana e jogando em direção aos torcedores do Fortaleza, durante duelo pela Libertadores. A Conmebol aplicou uma multa de 30 mil dólares (o equivalente a R$ 150 mil na época).