River Plate, Palmeiras, Boca Juniors e Grêmio alcançaram as semifinais ou finais das últimas quatro Libertadores. O Santos foi o intruso da edição de 2020, e acabou finalista contra o outro paulista. O presidente do Tricolor, Romildo Bolzan, não comemorou a desclassificação do River para o Palmeiras, mas relembrou a traumática eliminação do clube gaúcho para os argentinos, em 2018.
Naquela edição, na semifinal, o técnico Marcelo Gallardo, suspenso, foi protagonista da decisão, que contou com lances polêmicos de arbitragem no gramado e reclamação gremista, na Arena.
— O que eu não quero para mim, não quero para os outros, mas como tivemos uma injustiça na semifinal em 2018… Até os 35 minutos do segundo estava 1 a 0. Aí tomar um gol de pênalti, que foi, não tem o que discutir. Mas tomar gol de mão, é complicado — relembra Romildo, em entrevista ao Show dos Esportes, nesta quinta (14), referindo-se aos dois gols argentinos nos últimos minutos de jogo, sem que o árbitro revisasse o lance do primeiro gol do River junto à cabine do VAR.
A presença do técnico argentino nos vestiários da Arena estava proibida por conta de punição da própria Conmebol. Com um boné preto, Gallardo circulou pela zona mista do estádio gremista e teve contato com os jogadores do River enquanto o jogo ainda estava empatado.
— Uma absoluta transgressão e incapacidade desportiva, um verdadeiro escárnio que o River fez, de trazer o treinador deles no meio do intervalo. Aquilo foi nojento, asqueroso, depreciativo, sem fair-play, de um clube que na verdade foi um clube vigarista, porque se aproveitou de uma situação de incerteza para alcançar seus objetivos. E pior, depois do jogo ainda debochou — declarou, concluindo:
— Isso nunca vai sair da minha memória.
O River Plate acabou campeão daquela edição da Libertadores, vencendo o Boca. A final foi ainda mais controversa, com torcedores apedrejando ônibus dos finalistas em Buenos Aires e a Conmebol transferindo a decisão para Madrid, na Espanha. Em 2021, a edição de 2020 será decidida no Maracanã, e pela terceira vez na história do torneio, entre times brasileiros.