Além de ter que correr atrás do placar nesta terça-feira (30), na Arena, o River Plate terá mais um problema para enfrentar o Grêmio: a ausência do técnico Marcelo Gallardo no banco de reservas. O treinador argentino foi punido pela Conmebol e não poderá comandar sua equipe à beira do gramado em Porto Alegre.
O motivo da punição é a invasão ou tentativa de invasão ao campo no confronto de ida da semifinal da Copa Libertadores, no Monumental de Núñez, na última terça-feira (23). Gallardo foi suspenso por uma partida. Já o River Plate foi multado em US$ 20 mil por duas infrações: uma irregularidade no patch do uniforme da equipe e por atraso na partida.
Além da suspensão, Gallardo terá que pagar US$ 1,5 mil de multa. Os valores serão abatidos em pagamentos feitos pela Conmebol ao River Plate. O comunicado emitido pela entidade ainda adverte clube e treinador que, "em caso de reincidência de qualquer infração à disciplina esportiva de igual ou similar natureza às que foram causas do presente procedimento, será considerada como situação agravante".
River pode entrar com recurso contra a decisão em até sete dias a partir desta segunda. Porém, como a partida é nesta terça-feira, o River Plate tem cerca de 24 horas para tentar reverter a punição ao treinador.
Grêmio e River Plate decidem vaga à final da Libertadores, às 21h45min, na Arena. Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, a equipe gremista tem a vantagem do empate.