O governo brasileiro aprovou os protocolos de concentração sanitária apresentados pela Conmebol para a disputa das Copas Libertadores e Sul-Americana, anunciou a entidade nesta segunda-feira (17).
As autoridades sanitárias determinaram que os protocolos "estão alinhados com as recomendações do Ministério da Saúde" para a entrada no Brasil de jogadores, treinadores e comissões técnicas de outros países, informou a Conmebol em seu site.
A Libertadores será reiniciada no dia 15 de setembro e a Sul-Americana no dia 27 de outubro.
O governo lembrou que jogadores, técnicos e auxiliares devem medir a temperatura antes das competições e a seguir a obrigatoriedade do uso de máscara facial, exceto para aquecimento e jogo.
Entre outras orientações, recomenda evitar apertos de mão ou qualquer contato físico antes e depois dos treinos, competições e comemoração de gols. Aconselha a não cuspir no campo e a não compartilhar garrafas de água que também devem ser descartáveis.
As autoridades sanitárias brasileiras solicitam que as delegações em viagem ao Brasil sejam informadas sobre a situação epidemiológica e sanitária das cidades de destino, a fim de tomar os devidos cuidados.
O Brasil possui um dos maiores registros de coronavírus do mundo, com mais de 3 milhões de infecções e 107.852 mortes. Cabe aos estados brasileiros autorizar ou não a abertura de estádios e a realização de jogos.
Além do Brasil, os países que já aprovaram os protocolos de retorno aos estádios das duas competições sul-americanas são Paraguai e Venezuela. Restam Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Uruguai.