Enquanto Grêmio e Inter seguem buscando alternativas para realizar trabalhos coletivos, seus adversários na Libertadores aguardam a liberação para a retomada de trabalhos presenciais. Tanto o América de Cali-COL como a Universidad Católica-CHI seguem longe dos centros de treinamentos e os atletas realizam atividades em suas casas.
Se a situação é diferente no quesito preparação física, há semelhanças entre os gaúchos e a equipe colombiana na questão financeira. Entretanto, esse cenário é totalmente diferente com os chilenos.
De acordo com Rodrigo Fuentealba, jornalista do La Quarta do Chile, a Universidad Católica não está passando por problemas financeiros, nesse momento. Mesmo com a parada das competições, os clubes chilenos seguem recebendo os valores referentes às transmissões da competição nacional, mensalmente.
— No Chile, nenhuma equipe está treinando. Todos estão em casa e ainda não há uma previsão de retomada das atividades. A crise financeira ainda não chegou aos clubes porque a televisão segue pagando as cotas de transmissão todos os meses — informou o jornalista.
No lado colombiano, além de conviver com problemas financeiros, o América de Cali também sofre com a falta de jogadores no elenco. Ainda sem data para retomar as atividades e as competições no país, durante esta semana o clube anunciou a saída de quatro jogadores, sendo dois titulares. Além disso, o clube também precisará de um treinador, já que o brasileiro Alexandre Guimarães não renovou seu vínculo com o clube.
— O América não teria condições de manter os jogadores e a comissão técnica que recebiam seus salários em dólares. Com isso, alguns jogadores saíram e não houve como renegociar o contrato com Guimarães e sua comissão técnica. A expectativa é de que nos próximos dias seja anunciado Juan Cruz Real (técnico do Jaguares de Cordoba-COL) como novo treinador — comentou o jornalista J. J. Morales, da Fúria Roja TV.
Ainda de acordo com o jornalista, haverá uma reunião nesse fim de semana com os 36 clubes da Colômbia (20 da Série A e 16 da Série B) para estabelecer protocolos de segurança e projetar a retomada do futebol no país a partir do dia 1º de setembro.
Grêmio e Inter estão no Grupo E da Libertadores. A classificação tem os colorados na liderança (4 pontos), os gremistas na segunda posição (4 pontos, saldo menor), América de Cali (3 pontos) e a lanterna Universidad Católica (0 pontos). Quando a competição retornar, o Inter receberá os colombianos no Beira-Rio e o Grêmio visitará os chilenos.