A semifinal contra o Grêmio tem tudo para ser a grande oportunidade da carreira de Vitinho. Ainda sem um título de expressão no currículo, o jogador teve um início turbulento no Flamengo, em 2018, quando sofreu com fortes cobranças da torcida. Em 2019, porém, se firmou como um reserva útil do técnico Jorge Jesus. Na decisão desta quarta-feira (23), no Maracanã, o atleta é o favorito para substituir o meia De Arrascaeta, que deve ficar fora do jogo por conta de uma lesão no joelho esquerdo.
Aos 26 anos, o atacante relembra os tempos de Inter e aposta em repetir o desempenho do Gre-Nal de novembro de 2015, quando marcou o gol da vitória colorada por 1 a 0, no Beira-Rio.
— Esses jogos (contra o Grêmio) sempre têm um toque de Gre-Nal. Joguei vários clássicos e tenho lembranças ruins e lembranças boas. Mas guardo sempre as lembranças boas e espero que elas aconteçam nesta quarta — afirma o atacante.
Em dois anos de Inter, Vitinho disputou quatro Gre-Nais. Em três como titular, teve uma vitória (o jogo em que marcou o gol), um empate por 0 a 0 na Arena e uma derrota por 1 a 0 no Beira-Rio, todos por Campeonatos Brasileiros. Já a outra partida foi amarga para o atacante. O jogador entrou nos minutos finais da derrota histórica por 5 a 0, no Gre-Nal válido pelo primeiro turno do Brasileirão de 2015.
Mas Vitinho mudou muito desde os tempos de Inter. Especialmente sob o comando de Argel e Celso Roth, em 2015 e 2016, o atleta atuava predominantemente como centroavante. No Flamengo, Jesus costuma aproveitá-lo como um meia-atacante aberto pela esquerda, mesma função onde brilhou no Botafogo, no início da carreira, em 2013.
— Esta é a posição em que eu surgi e onde eu mais gosto de jogar, pelo lado. No ataque, temos sempre a versatilidade para trocar de funções e ajudar a equipe da melhor maneira possível — aprova o jogador.
Segundo a imprensa carioca, Vitinho é o favorito para substituir De Arrascaeta, caso seja confirmado o desfalque do uruguaio, por conta da lesão no joelho esquerdo. A outra alternativa seria o jovem Reinier, de apenas 17 anos. No entanto, a pouca bagagem do garoto em jogos decisivos dá vantagem ao ex-atacante do Inter nesta disputa.
— O Vitinho seria uma escolha pela experiência, porque é um jogador com mais rodagem, mais vivência no futebol e mais acostumado a decisões. Seria uma escolha mais prudente. Embora o Reinier viva um momento de empolgação, seja a grande joia do time hoje e tenha mais recursos técnicos, talvez ele seja uma arma mais interessante para o segundo tempo. Pela vivência, o mais indicado para começar é o Vitinho — opina o jornalista Rafael Marques, da Rádio Globo, do Rio de Janeiro.
A chegada de Jorge Jesus fez bem a Vitinho. Quando chegou ao clube, em 2018, o atacante sofreu com o fardo de ser a contratação mais cara da história do Flamengo. Na ocasião, o clube desembolsou 10 milhões de euros (R$ 44 milhões) para tirá-lo do CSKA. As cifras deram ao atleta um status de craque, condição que não foi correspondida dentro de campo.
— O Vitinho chegou para ser uma estrela e isso pesou muito contra ele. Ele teve que corresponder a uma demanda externa que ele nunca apresentou e por isso foi muito cobrado. Acabou sofrendo em um time que, na época, não tinha tanta organização como hoje. Mas é um jogador que não se omite e arrisca finalizações quando tem oportunidade — avalia a comentarista do SporTV, Ana Thaís Matos.
Em 2019, mesmo sendo reserva, Vitinho marcou sete gols em 39 jogos. Considerando que o atleta esteve em campo durante 1,6 mil minutos, a média acaba sendo de um gol a cada 2,5 partidas, tendo como parâmetro o tempo de um jogo de 90 minutos.
O fato é que as contratações badaladas de Rafinha, Filipe Luís, Gerson e De Arrascaeta e a chegada de Jorge Jesus fizeram bem a Vitinho. O atacante deixou de ser o mais caro do elenco e perdeu o status de estrela. Com menos pressão, o jogador tornou-se um reserva útil para o Flamengo.
— O Vitinho começou mal porque chegou com muita responsabilidade. Quando deixou de ser a contratação mais cara da história do Flamengo e acabou indo para banco, teve mais tranquilidade para trabalhar. E aí passou a render mais. Vem jogando melhor e está sendo importantíssimo nas vitórias do Flamengo. É muito bom jogador e, quando entra, dá um estilo diferente ao time — analisa o comentarista Gustavo Hofman, da ESPN Brasil.
Vale ressaltar que a ausência de De Arrascaeta não está totalmente descartada. O meia já voltou aos treinos e está relacionado para o jogo. No entanto, como foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo há pouco mais de duas semanas, a tendência é de que o uruguaio inicie no banco.
Se for confirmada a entrada de Vitinho, a aposta do Flamengo será em usar a velocidade do atacante para cima do lateral Léo Moura. Para o jogador flamenguista, seria a chance de entrar de vez para a história rubro-negro e seguir em busca do primeiro título de expressão da carreira.
Retrospecto de Vitinho em Gre-Nais
Total: 4 jogos, 1V, 1E e 2D
Titular: 3 jogos, 1V, 1E e 1E
2016
Inter 0 x 1 Grêmio (titular) - Brasileirão
Grêmio 0 x 0 Inter (titular) - Brasileirão
2015
Grêmio 5 x 0 Inter (entrou no final do segundo tempo) - Brasileirão
Inter 1 x 0 Grêmio (titular e fez gol) - Brasileirão
Retrospecto de Vitinho contra o Grêmio
Total: 9 jogos, 3V 3E e 3D
Titular: 6 jogos, 3V, 1E e 2D
2019
Grêmio 1 x 1 Flamengo (entrou no final) - Ida Libertadores
2018
Flamengo 2 x 0 Grêmio (titular) - Brasileirão
Flamengo 1 x 0 Grêmio (titular) - Copa do Brasil
Grêmio 1 x 1 Flamengo (entrou no segundo tempo) - Copa do Brasil
2016
Inter 0 x 1 Grêmio (titular) - Brasileirão
Grêmio 0 x 0 Inter (titular) - Brasileirão
2015
Grêmio 5 x 0 Inter (entrou no segundo tempo) - Brasileirão
Inter 1 x 0 Grêmio (titular e fez gol) - Brasileirão
2013
Grêmio 2 x 1 Botafogo (titular) - Brasileirão