Enfrentar o Grêmio não é novidade para o atacante Vitinho. Favorito para substituir o meia De Arrascaeta, principal desfalque do Flamengo, o atacante reconhece que a decisão desta quarta-feira (23), pela semifinal da Libertadores, tem "um toque de Gre-Nal". O retrospecto do jogador contra o Tricolor até não foi dos melhores nos dois anos em que atuou pelo Inter. No entanto, o atleta tem como o espelho o clássico 408, em 2015, quando marcou o gol da vitória por 1 a 0.
— Sempre tem (toque de Gre-Nal). Joguei vários clássicos e tenho lembranças ruins e lembranças boas. Mas guardo sempre as lembranças boas e espero que elas aconteçam na quarta — afirmou Vitinho.
Naquele jogo, Vitinho aproveitou cruzamento de Rodrigo Dourado na ponta direita e chutou forte no gol de Marcelo Grohe. Porém, apesar da vitória por 1 a 0, o Inter de Argel Fucks terminou o Brasileirão em quinto lugar, a dois pontos da zona da Libertadores. Já o Grêmio de Roger Machado terminou em terceiro e conquistou a classificação. No time gremista que perdeu aquele clássico, apenas Pedro Geromel e Everton jogarão na quarta.
Esta foi, no entanto, a única vitória de Vitinho em Gre-Nais. O atacante chegou a disputar outros dois como titular: uma derrota por 1 a 0 no Beira-Rio e um empate por 0 a 0 na Arena. O jogador também entrou nos minutos finais da fatídica derrota por 5 a 0 para o Grêmio, em 2015, logo após a demissão do técnico Diego Aguirre.
Para a partida de quarta, Vitinho é o mais cotado no Flamengo para substituir o uruguaio De Arrascaeta, que deve ser desfalque por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Como foi titular na vitória por 2 a 0 no Fla-Flu de domingo, o atacante deve seguir na equipe. A outra alternativa seria o jovem meia Reinier, de 17 anos, que, no entanto, deve ficar no banco de reservas.
— A gente ainda não sabe, mas se ele me colocar como titular, vou dar o meu melhor. É um jogo que não tem favorito. É um clássico com duas equipes grandes, um jogo decisivo. Temos que fazer de tudo para vencer o jogo — avalia o jogador.
Um trunfo é o novo posicionamento. Enquanto no Inter, Vitinho jogava predominantemente como centroavante, no Flamengo o atleta é utilizado na mesma função em que surgiu no Botafogo, aberto pelo lado esquerdo.
— É a posição em que eu comecei e é onde eu mais gosto de jogar, pelo lado do campo. No ataque, temos sempre que ter versatilidade para trocar de função e ajudar a equipe da melhor maneira possível — finalizou.