O Corinthians mais uma vez não conseguiu passar das oitavas de final da Libertadores. Na noite desta quarta-feira (29), no Itaquerão, o time paulista até venceu o Colo-Colo por 2 a 1, mas foi eliminado porque havia perdido o duelo de ida por 1 a 0 — na competição sul-americana, há gol qualificado.
A queda do Corinthians frustra a possibilidade de haver nas quartas de final o clássico contra o Palmeiras, que enfrenta o Cerro Porteño na quinta-feira (30). Agora, o Timão foca na semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo, que também foi eliminado da Libertadores, e no Brasileirão, no qual está em oitavo lugar.
Em 14 participações na Libertadores, foi a oitava vez que o Corinthians caiu nas oitavas de final, sendo a quarta seguida. A última vez que o Timão passou dessa fase foi em 2012, quando conquistou o título.
O jogo
O Corinthians começou a partida pressionando o Colo-Colo e não demorou a acabar com a vantagem chilena. Logo aos 14 minutos, Pedrinho tentou colocar na área, e a bola bateu no braço de Baeza. Jadson cobrou no cantinho e abriu o placar. Minutos depois, o goleiro ainda fez boa defesa em cobrança de falta de Jadson.
A equipe chilena conseguiu equilibrar a partida a partir da segunda metade do primeiro tempo, principalmente porque Valdivia começou a aparecer. O empate aconteceu aos 31 minutos, quando Pérez cruzou da esquerda, Barrios ganhou de Léo Santos e mandou de cabeça para o fundo da rede. O jovem zagueiro corintiano, de 19 anos, havia entrado aos 14 minutos na vaga de Pedro Henrique, que sofreu uma lesão no joelho direito.
O Timão voltou elétrico do intervalo. Logo no primeiro minuto da etapa inicial, Jadson cobrou escanteio, Henrique finalizou e viu Orion salvar o Colo-Colo. Mas o gol não demorou a sair: em novo escanteio cobrado por Jadson, Roger desviou com o pé direito e marcou.
O Corinthians pressionava nos minutos finais e rondava a área do Colo-Colo, que se segurava de qualquer jeito. A situação ficou mais complicada para o Timão aos 45 minutos do segundo tempo, quando Danilo Avelar se envolveu em confusão e foi expulso. Ainda foram mais sete minutos de acréscimos, mas o Corinthians não teve sucesso nas tentativas e acabou eliminado.
O Colo-Colo aguarda o classificado no confronto entre Palmeiras e Cerro Porteño, que decidem a vaga às 21h45min de quinta-feira, no Allianz Parque.