A vaga esteve aberta até o fim, mas o confronto entre Cruzeiro e Flamengo terminou com festa mineira. Mesmo com a derrota por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (29), no Mineirão, o time de Mano Menezes avançou às quartas da Libertadores por ter vencido o jogo de ida, no Maracanã, por 2 a 0.
O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Léo Duarte, aos 24 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio de Diego. O resultado, no entanto, não foi suficiente para levar o jogo para os pênaltis nem mesmo para reverter a vantagem cruzeirense, e o clube carioca deixou a competição sul-americana.
O jogo
A necessidade da vitória por dois ou mais gols de diferença fez com que Maurício Barbieri entrasse com Marlos Moreno no lugar de Henrique Dourado. Assim, o Flamengo atuou sem um centroavante fixo, tendo Vitinho e Paquetá ocupando o espaço. O objetivo era bagunçar a defesa rival.
O problema foi que o Cruzeiro fez um primeiro tempo impecável. Dedé, mesmo sendo forçado a dar combate longe da área várias vezes, foi o exemplo da organização do time da casa. Fábio só foi ameaçado em finalização de fora da área de Everton Ribeiro, que acabou indo para fora.
No último lance de perigo antes do intervalo, Paquetá, de bicicleta, balançou a rede, mas o impedimento havia sido corretamente marcado.
Mesmo com menor posse de bola, o Cruzeiro controlou o jogo e ainda teve as melhores chances. Em vacilo de Diego, Arrascaeta invadiu a área e rolou para Barcos. O Pirata, livre, chutou para fora.
O lance abalou ainda mais a confiança do argentino, que destoou do nível do Cruzeiro. Ele teve a chance de redimir, mas, ao invés de finalizar, rolou para Thiago Neves esbarrar em Diego Alves.
Depois do intervalo, o Cruzeiro ficou sem ter a vaga ameaçada até os 20 minutos. Fábio pouco havia trabalhado até Léo Duarte, após escanteio de Diego, aparecer quase em cima da linha para abrir o placar: 1 a 0 para o Fla, que passou a precisar de mais um gol para arrancar uma classificação épica.
Barbieri tentou de tudo. Lincoln, Henrique Dourado e Geuvânio entraram e o Flamengo terminou sem volantes em campo. A zaga celeste, porém, se impôs e garantiu a vaga às quartas de final.
Agora, o Cruzeiro espera o vencedor do confronto entre Libertad e Boca Juniors, que se enfrentam na quinta-feira (30), às 19h30min, no Paraguai.