O Santos foi derrotado por 2 a 0, na estreia da Libertadores contra o Real Garcilaso, em Cusco, no Peru. Com os 3.400 metros de altitude a favor, os peruanos pressionaram e desmancharam as linhas de Jair Ventura.
Pressão
O Peixe teve muita dificuldade para chegar ao ataque. O time peruano foi compacto, trocou passes com facilidade e pressionou, o que fez Vanderlei ser o santista a mais trabalhar em campo. Foram 16 finalizações dos adversário só na primeira etapa.
A irregularidade de ambas as laterais do Peixe também dificultou os trabalhos na área ofensiva. Jean Mota e Daniel Guedes atuaram bem abaixo do que costumam. Ambos foram facilmente driblados e erraram muitos passes.
É gol
Em uma falha coletiva na defesa do Alvinegro, o Garcilaso abriu o placar antes do relógio completar dez minutos. Guedes foi driblado por Santillán, que mandou para Vidales e marca. Veríssimo e Braz perderam o tempo da bola e Jean Mota mostrou lentidão, e não alcançou o lance.
Após o gol, o time de Jair seguiu sofrendo com a altitude e com a marcação peruana, que funcionou muito bem. Vanderlei fez belas defesas.
Perdeu
Vecchio deu belo lançamento para Sasha, que encontrou Gabriel, mas o jovem de 21 anos perdeu ao chutar fraco e viu a defesa rival arrancar a bola em cima da linha. Um pouco mais tarde foi o argentino quem perdeu uma chance clara. Sasha rouba bola, avança e encontra o meia, que chuta errado e a bola vai por cima do gol.
Melhor no passe
Jair viu Copete errar praticamente tudo que tentou e Jean Mota deixar a desejar. Ele optou pela substituição do lateral por Arthur Gomes. Com isso, o colombiano assumiu a ala. A tática deu certo. O Peixe passou ter mais controle do jogo e uma maior posse de bola. Não deixou de sofrer, mas melhorou no passe e na marcação.
Coletivo ruim
O time do Santos, como um todo, não conseguiu uma boa atuação. A lentidão, os erros de passe e decisões erradas contribuíram para um desempenho abaixo. Sasha, Alison e Vanderlei foram os principais destaques da partida.
Não deu
O Garcilaso marcou novamente no fim. Jair Ventura viu Ramúa, uma de suas preocupações no rival, dar um chute calibrado e forte de longe. A bola bateu no travessão e entrou.
Com uma estreia ruim na competição continental, o Peixe viaja para São Paulo e enfrentará o Corinthians no domingo, às 17h, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.