Jogando sob seus domínios, no estádio Metropolitano de Lara, na noite desta quinta-feira, o Deportivo Lara venezuelana arrancou uma vitória suada diante o Independiente, por 1 a 0. O resultado fez com que o time local assumisse a liderança provisória do Grupo 7, já que Corinthians e Millonarios acabaram empatando sem gols na última quarta-feira.
Logo nos primeiros movimentos de jogo, apesar de contar com a força de sua torcida, a equipe da casa não conseguia desenvolver suas jogadas diante do Independiente, que, por sua vez, tentava impor sua força para tentar abrir a contagem.
Mesmo sofrendo pressão, o Deportivo não intimidou-se e, aos 11 minutos, inaugurou o placar. Após lançamento na área do meia Helbert Soto, a bola sobrou para Carlos Sierra, que não hesitou e empurrou para o fundo das redes: 1 a 0.
O gol do Lara acabou deixando a equipe visitante sem reação, a não ser buscar rapidamente o empate. Até meados dos 30 minutos, o panorama era de um confronto bastante equilibrado. Por parte dos locais, a intensa troca de passe deixava o Rey de Copas tentando realizar uma marcação mais próxima do adversário.
Com o passar do tempo, a equipe mandante passou a controlar um pouco mais a posse de bola, e, com isso, era mais efusiva no ataque do que o rival. Mas a defesa argentina tentava, a todo custo, parar a forte pressão que os venezuelanos faziam.
Somente a partir dos 40 minutos, é que finalmente o Independiente começou a oferecer perigo ao Deportivo. No entanto, quando chegava ao campo de defesa adversário, as finalizações não obtiveram sucesso para alívio da torcida venezuelana, dando a deixa para a arbitragem encerrar a etapa inicial.
Na volta para a segunda etapa, sem alterações nas equipes, os visitantes retornaram com outra postura em campo. Porém mesmo com as chances criadas por Sánchez Miño e Gaibor, até meados dos 10 minutos, nenhuma, de fato, foi suficiente para gerar o empate.
Mesmo assistindo os argentinos buscarem o ataque a todo momento, o Deportivo Lara seguia forte na marcação do jeito que podia, porém evitando jogadas mais duras. Já as descidas dos venezuelanos eram cada vez mais raras, mas ainda assim conseguiam intimidar a defesa argentina, que tentava organizar-se para evitar um prejuízo maior.
Correndo atrás de seu gol a todo custo, nem mesmo as mudanças por parte do Rey de Copas estavam adiantando. Com isso, a equipe do Lara praticamente apostava todas as fichas nos contra-ataques, como aconteceu aos 43 minutos, mas o atacante Falcón, após passe açucarado de Pedro Ramírez, acabou acertando a trave do goleiro Campaña, perdendo a chance de ampliar o resultado.
No entanto, mesmo com a chance desperdiçada, os venezuelanos conseguiram segurar as últimas investidas dos argentinos nos acréscimos, fazendo com a torcida local explodisse em felicidade no estádio Metropolitano após apito final do juiz.
Com a finalização da rodada, o Deportivo Lara já muda seu foco para o Corinthians, próximo adversário, porém fora casa, no dia 14 de março, em São Paulo. Já o Independiente tentará buscar sua primeira vitória em casa na Libertadores, diante o Millonarios, dia 15 de março.