A convincente vitória do Inter sobre o São Paulo, no Morumbi, no domingo (22), foi uma amostra da consolidação de Thiago Maia como peça-chave no funcionamento do time de Roger Machado. Autor de um gol, o volante foi fundamental para o domínio colorado, principalmente no segundo tempo da partida.
Thiago Maia tem papel determinante no time de Roger. É pelo volante que a equipe muda seu posicionamento para pressionar os adversários, um ponto que foi determinante no triunfo no Morumbi.
Como tem jogado:
Roger consolidou no Inter um posicionamento inicial no sistema 4-2-3-1, que tem Thiago Maia e Fernando como volantes. Sem Gabriel Carvalho, suspenso, Gustavo Prado acompanhou Alan Patrick e Wesley na linha de três atrás do centroavante Borré no Morumbi.
Como o Inter iniciou no Morumbi:
Thiago Maia se posiciona alinhado a Fernando quando o Inter defende em seu campo. É ele quem desperta o gatilho para o time adiantar sua marcação. Thiago Maia descola de Fernando e se adianta. Quando isso ocorre, Alan Patrick se aproxima de Borré e também os laterais sobem encaixando a marcação nos extremas adversários. É com Thiago Maia adiantado que o Inter muda do 4-2-3-1 para o 4-1-3-2 para fazer a marcação alta.
Veja como Thiago Maia está adiantado para o Inter subir a marcação no lance do segundo gol no Morumbi:
O segundo gol colorado evidencia esse papel de Thiago Maia. É quando ele adianta que o Inter avança sua marcação para Wesley roubar a bola. A jogada seguiu e Thiago Maia apareceu na área para pegar o rebote de Igor Vinicius e virar o placar para o Colorado. A formação também dá a ele liberdade para aparecer mais ao ataque. Não por acaso, Thiago Maia soma quatro participações diretas em gols (dois gols e duas assistências) nos últimos oito jogos.
Depois da goleada sobre o Cuiabá, na última segunda-feira (16), Thiago Maia falou sobre o novo posicionamento e admitiu que teve de se reiventar para jogar como um volante mais adiantado.
— O Roger optou para eu ter uma nova função. Tive que me reinventar. Apesar de ter a característica de primeiro volante, você à frente fica confortável por ter uma zaga muito qualificada, e o Fernando que passa bastante segurança. Tenho pisado mais na área, feito gol, dado assistência. Estou muito feliz — reafirmou.
Com Thiago Maia cada vez mais protagonista na nova função, o Inter irá encarar o Bragantino nesta quarta-feira (25), às 19h, em Bragança Paulista. Uma nova vitória deixará o time colorado ainda mais próximo da entrada no G-6 do Brasileirão.