O Inter promoveu o treinador do time sub-20, Pablo Fernandez, 49 anos, para a comissão técnica do grupo principal. O profissional será auxiliar permanente do clube e integrará a equipe de assistentes liderada pelo técnico Roger Machado.
A direção avaliou como importante ter um auxiliar fixo do clube na comissão, função vaga desde o início do ano, quando Cauã de Almeida deixou o Beira-Rio para comandar o América-MG. Os demais auxiliares, Roberto Ribas e Adaílton Bolzan, integram a equipe de Roger Machado.
A necessidade de um auxiliar na comissão permanente ficou evidenciada após a saída de Eduardo Coudet. Como não havia essa figura no clube, quem assumiu o comando interino da equipe foi o próprio Pablo Fernández, então técnico do time sub-20. No entanto, o profissional carecia de convívio diário com os atletas.
Além disso, quando Roger Machado iniciou o seu trabalho, não havia um auxiliar permanente para fazer a "passagem de bastão" e descrever com detalhes o trabalho de Coudet e a situação do grupo. Há ainda o moral de Pablo Fernandez no Beira-Rio, considerado um profissional diferenciado e que pode ajudar Roger na observação de atletas e de questões táticas do time.
Mudanças na base
Com isso, Pablo dá lugar a Éder Moraes, que comandava a equipe sub-17. Segundo comunicado do clube, "a mudança ocorre em um momento estratégico, com a equipe sub-20 iniciando a participação em competições importantes, como a Copa FGF e o Gauchão".
Fábio Sanhudo, que estava à frente do sub-15, assume o lugar de Éder Moraes no sub-17. No entanto, de acordo com o clube, ele continuará liderando o sub-15 até o término do Campeonato Gaúcho da categoria.
Durante essa transição, o auxiliar técnico Chiquinho apoiará os treinos do time sub-17. Quem estará à frente do desafio de comandar a equipe sub-15 após a conclusão do Gauchão é Caetano Ramos, responsável pelo desenvolvimento dos atletas da categoria sub-12.
Confira na íntegra o comunicado do Inter:
"O Sport Club Internacional anuncia mudanças na estrutura do departamento de futebol profissional e nas categorias de base. Pablo Fernandez, que vinha desempenhando papel importante como treinador da categoria sub-20 do Clube, auxiliando no desenvolvimento técnico dos atletas dessa categoria, assume o cargo de auxiliar técnico fixo da equipe principal, reforçando a continuidade do trabalho e a integração entre os profissionais do futebol e a nossa categoria de base.
Com essa reestruturação, o Celeiro de Ases também promove alterações nos comandos técnicos das equipes das categorias de formação. Éder Moraes, que anteriormente comandava a equipe sub-17, foi promovido ao cargo de técnico da categoria sub-20. A mudança ocorre em um momento estratégico, com a equipe Sub-20 iniciando a participação em competições importantes como a Copa FGF e o Gauchão.
Fábio Sanhudo, que estava à frente da categoria sub-15, assume o comando da equipe sub-17. No entanto, continuará liderando a sub-15 até o término do Campeonato Gaúcho da categoria. Durante essa fase de transição, o auxiliar técnico Chiquinho apoiará os treinos da equipe sub-17.
Já Caetano Ramos, responsável pelo desenvolvimento dos atletas da categoria sub-12, estará à frente do desafio de comandar a equipe sub-15 após a conclusão do Gauchão.
As promoções internas de técnicos refletem o compromisso do Celeiro de Ases com a formação e o desenvolvimento não apenas de atletas, mas, também, de profissionais ligados ao futebol. O vice-presidente de Futebol do Clube, José Olavo Bisol, comentou sobre as mudanças: 'O Internacional sempre teve uma forte tradição na revelação de talentos, tanto dentro de campo quanto fora dele. Essas promoções são um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito, reforçam nossa confiança na qualidade dos profissionais formados na nossa base e nos oportuniza implementar nossa ideia de uma comissão técnica permanente junto ao profissional'.”
*Colaboração: Leonardo Bender