Escolha frequente de Eduardo Coudet entre os 11 jogadores iniciais do Colorado, Mauricio vem tendo sua titularidade questionada. Aos 22 anos, o meia é o atleta com mais atuações com a camisa do Inter do atual elenco: 175 desde 2020, quando chegou vindo do Cruzeiro. Na temporada passada, foram 11 gols e 11 assistências em 48 jogos. Este ano, são 16 aparições, dois gols marcados e um passe para gol efetuado.
No esteio dos número minguados de Mauricio, segue a marca de 12 partidas sem marcar gols ou dar assistências. No último jogo do Inter antes da parada forçada por conta da catástrofe climática que assola o RS — o empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no Beira-Rio — Eduardo Coudet defendeu a opção pelo meia, que foi capitão naquela partida.
— Mauricio é um jogador que todos aplaudiam e me matavam se não colocasse ele. Virou um jogador ruim? Estamos pagando por um erro, essa eliminação (para o Juventude, na semifinal do Gauchão). Mas não é apontar a alguém — afirmou o treinador argentino na ocasião.
A percepção de Coudet sobre o jogador não parece ter mudado, com o meia sendo titular nos dois confrontos desde que o Inter voltou aos gramados após a parada forçada (diante de Belgrano, pela Sul-Americana, e do Cuiabá, pelo Brasileirão).
Para o comentarista da SporTV Carlos Eduardo Lino, que trabalhou nas transmissão de Cuiabá x Inter, não só Mauricio, mas toda a equipe colorada oscila. Ele crê que a expectativa de uma transferência para o exterior também podem estar influenciando no desempenho do jovem, além de questões táticas que atrapalham o rendimento do meia:
— Gosto do Mauricio por dentro, mais perto do gol. Mas ele nunca foi prioridade jogando assim. Coudet tem outras preferências. Mauricio é dos jogadores mais apreciados pelo mercado, todo mundo gostaria de ter. Mas Coudet não consegue tirar o melhor dele.
Colega de Lino na transmissão de Cuiabá x Inter, o comentarista e ex-jogador Grafite entende que a queda de produção durante a temporada é normal.
Não vejo como alternativa ele ir para o banco por conta do momento ruim. É o normal dos jogadores, principalmente no futebol brasileiro, ter essa irregularidade durante a temporada
GRAFITE
Comentarista da SporTV
— Eu não tenho lembrança de um jogador que jogou bem de janeiro a dezembro no futebol brasileiro. São muitos jogos, quarta e domingo. É muita coisa. E tem esse fator dessa tragédia no Rio Grande do Sul, apesar de que ele já vinha tendo atuações irregulares antes de acontecer tudo isso — avalia.
Grafite ressalta que Mauricio merece um voto de confiança, podendo agregar muito técnica e fisicamente ao setor ofensivo do Inter:
— É importante recuperar um jogador como ele, principalmente neste momento de retorno ao futebol do Inter depois de tudo o que aconteceu. Não vejo como alternativa ele ir para o banco por conta do momento ruim. É o normal dos jogadores, principalmente no futebol brasileiro, ter essa irregularidade durante a temporada.
Comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GZH, Leonardo Oliveira também não vê como solução deixar o meia no banco.
— Maurício é um jogador de potência física, consegue fazer o corredor direito e ainda derivar para o meio na fase criativa. Houve gols nesta temporada em que estava pela esquerda, inclusive — observa.
Para Oliveira, sem Borré e Valencia, o Inter voltará a jogar com uma formatação parecida com a de 2023, com Alan sendo um meia-atacante que recua e com Maurício se aproximando dele. O comentarista diz que outro ponto que favorece o jovem é o arremate de média distância, que poucos jogadores do Inter têm.
Oliveira recorda que Mauricio emendou uma temporada na outra. Após finalizar 2023, foi para a disputa do Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira, voltando na reta final da fase classificatória do Gauchão.
— Porém, a expulsão contra o Juventude, e o que se seguiu depois dela, com cobranças internas feitas pelo próprio grupo, parecem ter mexido com ele. Há, além desses pontos, uma mudança que alterou sua forma de atuar. Sem Alan Patrick, que só agora retornou, Mauricio passou a ser o único meia mais criativo. Com Alan, o Inter jogava com os dois, dividindo tarefas — aponta.
Conforme apurou GZH, o Inter deve poupar titulares no jogo contra o Real Tomayapo. Como atuou contra Belgrano e Cuiabá, Mauricio pode ficar no banco de reservas.