Com o avanço das águas do Guaíba sobre o CT Parque Gigante, o Inter teve de buscar um novo local para que o time profissional realize os treinamentos. Após receber folga nesta sexta-feira (3), o elenco usará o Beira-Rio, na manhã deste sábado (4), para iniciar a preparação para o duelo contra o Real Tomayapo, pela Copa Sul-Americana. Não está descartada, porém, uma nova mudança na programação.
Comunicado com antecedência pela prefeitura de Porto Alegre sobre a gravidade da enchente, o clube conseguiu retirar a maior parte dos equipamentos de academia do Centro de Treinamento, transportando-os para o interior do estádio, do outro lado da avenida. Mas, um novo alerta sobre a possibilidade das águas alcançarem o Beira-Rio, caso o nível do Guaíba supere os 5m de altura, impossibilitaria também que o estádio fosse acessado e utilizado nos próximos dias.
Além disso, o desgaste gerado pela utilização diária do gramado do Beira-Rio gera preocupação. Recentemente, o campo foi trocado, com sementes de inverno não tendo alcançado as condições ideais ainda. O calendário também joga contra o Colorado.
Depois de encarar os bolivianos fora de casa na próxima terça-feira (7), o time de Eduardo Coudet terá três partidas como mandante em sequência — duas contra o Juventude, por Copa do Brasil e Brasileirão, nos dias 10 e 13 de maio, e diante do Delfin, pela Copa Sul-Americana, no dia 16.
Por conta desta dificuldade, foi até mesmo levantada a possibilidade de que a delegação antecipasse a viagem a Tarija, na Bolívia, e encerrasse a preparação longe do Rio Grande do Sul. Porém, a situação logo foi descartada e já não é mais tratada como viável.
Uma segunda alternativa seria o CT da Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, que abriga as equipes de categorias de base. Entretanto, apesar de ter condições normalizadas atualmente, o lugar teve as dependências alagadas nos últimos dias, quando as chuvas causaram o transbordo do Arroio Feijó. O temor é que o cenário se repita.
Por fim, um espaço privado pode vir a ser considerado pela direção, como o resort hotel Vila Ventura, em Viamão, que serviu de palco para a pré-temporada no ano passado. O rival Grêmio, por exemplo, realizará treinos no estádio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mas, até considerar uma saída de suas dependências, o Inter seguirá usando o Beira-Rio conforme for possível.