O adiamento das partidas contra Juventude e Cruzeiro, em razão dos temporais que assolam o RS, obrigará o Inter a disputar nove jogos em 25 dias. A maratona começará contra o Tomayapo, na Bolívia, e terminará em 1º de junho, diante do Vitória. Possivelmente, terá a recuperação do jogo contra o Cruzeiro durante a data Fifa de junho, mas essa confirmação ainda não ocorreu por parte da CBF. O período maior sem partidas (ao todo, serão nove dias sem entrar em campo) fará a comissão técnica mudar o plano de utilização dos jogadores.
Originalmente, o planejamento previa força máxima contra o Cruzeiro, incluindo aí Alan Patrick e Valencia, mesmo que por menos tempo, e rotação do grupo diante do Tomayapo. Inclusive com a possibilidade de preservar alguns atletas até do deslocamento para Tarija, na Bolívia.
Mas com as alterações de calendário, o mais provável é que Coudet leve todos para o jogo da Copa Sul-Americana, mesmo que deixe alguns no banco. A recuperação de peças importantes permite ao treinador rodar o time sem perder tanta qualidade.
Vitão, Renê, Bruno Henrique, Wesley, Mauricio e Borré têm atuado em todas as partidas, no mínimo por uma hora. Com Alan Patrick e Valencia de volta, mais Fernando e Alario, que haviam retornado no domingo passado, aumenta a qualidade de reposição.
Esse rodízio é outra providência do clube para reduzir o desgaste. Os jogadores atuarão na Bolívia mais para não perder ritmo do que por necessidade. O foco estará no duelo com o Juventude pela Copa do Brasil. Os titulares serão repetidos contra o mesmo Juventude, desta vez pelo Brasileirão.
E aí, contra o Delfín, a tendência é de equipe mista (especialmente se vencer o Tomayapo). Depois disso, vai quem estiver bem, já que todos os compromissos tendem a ser decisivos (Brasileirão, volta contra o Juventude e rodada final da Sul-Americana diante do Belgrano).
Mais uma medida para garantir o máximo de condições físicas é reduzir os deslocamentos. A delegação viajará em voo fretado para Tarija, na Bolívia, na segunda-feira, véspera do duelo com o Tomayapo. Retorna após a partida. A sequência prevê só mais duas viagens de avião, Cuiabá e Salvador. A estratégia deverá ser repetida em ambas.
Apesar de recém ser o primeiro semestre, e nem sequer o último mês, o período tem cara de decisão para o Inter. Será nele a definição da fase de grupos da Copa Sul-Americana e o confronto com cara de clássico com o Juventude pela Copa do Brasil. Além, é claro, de 12 pontos em disputa no Brasileirão.
Calendário colorado
- COPA SUL-AMERICANA — 7/5 — 21h — Real Tomayapo x Inter
- COPA DO BRASIL — 10/5 — 21h — Inter x Juventude
- BRASILEIRÃO — 13/5 — 21h — Inter x Juventude
- COPA SUL-AMERICANA — 16/5 — 19h — Inter x Delfín
- BRASILEIRÃO — 19/5 — 18h30min — Cuiabá x Inter
- COPA DO BRASIL — 22/5 — 21h30min — Juventude x Inter
- BRASILEIRÃO — 25/5 — 21h — Inter x São Paulo
- COPA SUL-AMERICANA — 28/5 — 21h30min — Inter x Belgrano
- BRASILEIRÃO —1º/6 — 16h — Vitória x Inter