O Rio Grande do Sul vive um dos momentos mais difíceis da sua história pelas enchentes que devastaram o Estado. Mas o futebol está mobilizado para ajudar, já que Grêmio e Inter se uniram em campanha para colaborar na reconstrução. E Rafael Borré, principal reforço colorado de 2024, também está empenhado nesta missão.
Aos 28 anos, natural de Barranquilla, ex-morador de Madrid, Buenos Aires, Frankfurt, entre outras cidades de América do Sul e Europa, o atacante colombiano completará, no começo de junho, três meses de capital gaúcha. Logo neste começo de estadia, já enfrentou adversidades e demonstrou solidariedade.
Borré ajudou famílias em abrigos de Porto Alegre. Também fez doações de mantimentos e demonstra preocupação com a situação. Mas acredita na recuperação do Rio Grande do Sul.
— Creio que é algo difícil de assimilar. Cheguei ao Rio Grande do Sul e a cidade me encantou, as pessoas, não somente no futebol, mas no âmbito pessoal também. Encontrar boas pessoas, gente conhecida, isso me agradou muito. Hoje em dia estar passando por essa situação, em que muitas pessoas estão passando por um momento complicado. Sempre busco as formas de ajudar, como posso, onde conheço, onde me permitem, pois é algo que ninguém estava preparado para viver isso e estamos vivendo, não nos cabe mais nada do que ajudar. Vamos reconstruir novamente o tão lindo que é o Rio Grande do Sul — projetou, em entrevista exclusiva aos veículos da RBS, em Itu.
O atleta, que já foi algoz do Grêmio na Libertadores 2018, além de quase ter vestido as cores do rival em 2021, após negociação frustrada, deixa de lado a rivalidade neste momento. Afinal, os dois clubes se uniram em ações para colaborar na reconstrução do Estado.
— Isso mostra muito o que é o povo brasileiro. Falam muito bem das pessoas do Brasil. Não só os jogadores, mas os gestos, a mentalidade que vocês têm, como você disse de equipes de tanta rivalidade e história se juntem para ajudar o seu povo, a sua cidade. Tem que ter orgulho de onde são. É muito lindo ver esse tipo de gesto. É importante estar aí para ajudar as pessoas — comentou o colombiano.
Borré segue ajudando mesmo à distância. O camisa 19, que fez dois gols nos dois últimos jogos da equipe, está em preparação com o restante dos jogadores em Itu, no interior de São Paulo, também em função da destruição do CT Parque Gigante e dos danos no Beira-Rio.
A entrevista completa de Rafael Borré será publicada em GZH neste final de semana.