A situação de Valencia é o grande mistério do Inter para o jogo diante do Juventude, na segunda-feira (25), às 21h45min, no Beira-Rio. O atacante trata dores no pé direito e não tem presença garantida no jogo de volta da semifinal do Gauchão. Por isso, mesmo que tenha o equatoriano à disposição, o técnico Eduardo Coudet deve relacionar o jovem Ricardo Mathias como opção no banco de reservas. Se Valencia não puder ser titular, Lucca deve iniciar a partida.
Valencia vai passar por um teste na segunda-feira (25), horas antes do jogo, para saber se terá ou não condições de ser utilizado no confronto decisivo. Além da indefinição sobre o equatoriano, pesa a possível presença de Ricardo Mathias o fato de que Alario também não estará à disposição, por dores no joelho direito.
O centroavante de 17 anos já está sendo observado pela comissão técnica desde o ano passado. Nos últimos dias, ele foi chamado para treinar com o grupo principal enquanto Valencia e Alario seguem fora. Ricardo e outros garotos da base ainda não foram alçados ao grupo principal de forma definitiva por necessidade de uma maior preparação física.
Natural de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Ricardo Mathias chegou ao Inter no começo de 2022 vindo da Ferroviária, de Araraquara, após ter sido destaque no Paulistão Sub-15. À época, ele era empresariado pelo ex-centroavante colorado Christian. No mesmo ano, o garoto foi convocado para defender a seleção brasileira sub-17 pela primeira vez.
A provável formação tem: Anthoni; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Mauricio e Wanderson; Alan Patrick e Lucca (Valencia). Como empatou o duelo de ida em 0 a 0, o Inter precisa de uma vitória simples para avançar à final do Gauchão. Em caso de novo empate, por qualquer placar, a vaga será definida nos pênaltis.