Afastado dos treinamentos no CT Parque Gigante por uma contusão no pé direito, Enner Valencia será submetido a um último teste para saber se poderá enfrentar o Juventude, no Beira-Rio, na próxima segunda-feira (25). Até lá, o atacante será a principal dúvida do lado colorado para a semifinal do Gauchão.
Não se trata de um mistério intencional para enganar o adversário. Depois de se recuperar de uma entorse no tornozelo direito, sofrida no Gre-Nal da fase classificatória, o camisa 13 sofreu um choque no mesmo pé, no jogo de ida com o Juventude, em Caxias do Sul, que o fez ser substiutído no início do segundo tempo.
— Voltou a tomar uma pancada no mesmo lugar. Não sei como está. Sei que tivemos de trocar ele. O mais importante são os dias de descanso. Isso faz parte também. O descanso é parte do todo — avaliou o técnico Eduardo Coudet ainda no Estádio Alfredo Jaconi, no último domingo (17).
As dores, inclusive, causaram o corte do jogador, que havia sido convocado para dois amistosos com a seleção equatoriana nos Estados Unidos. Desde então, tem realizado tratamento médico, até mesmo utilizando o método com plasma rico em plaquetas (PRP), capaz de acelerar o processo de cicatrização de lesões.
No Beira-Rio, há a esperança de que o atleta, reconhecido por sua força física, possa ao menos aparacer no banco de reservas. Caso ele não inicie o jogo, Lucca é a alternativa imediata. O Colorado tem mais dois treinamentos, no sábado (23) e no domingo (24), para definir a escalação que será utilizada.
A provável formação tem: Anthoni; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Mauricio e Wanderson; Alan Patrick e Lucca (Valencia).
Como empatou o duelo de ida em 0 a 0, o Inter precisa de uma vitória simples para avançar à final do Gauchão. Em caso de novo empate, por qualquer placar, a vaga será definida nos pênaltis.