Uma nova página da história do futebol será escrita na noite desta quarta-feira (7). Justamente contra o Inter, clube onde conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes, Iarley fará sua estreia como técnico na elite do futebol gaúcho. Após comandar o primeiro e único treino, com portões fechados, no Estádios dos Plátanos, na tarde desta terça (6), o ídolo colorado foi apresentado de forma oficial pelo Santa Cruz.
— O coração sempre vai bater mais forte. Olha a cor do apito — disse ele, mostrando o apito na cor vermelha — O vermelho faz parte, como o preto e branco do Ceará, onde eu comecei e que faz parte da minha história. Brincadeiras à parte, hoje defendo as cores do Santa Cruz. Tenho uma história no Inter, mas estamos em lados opostos e vou defender o preto e branco com unhas e dentes — completou.
Apesar de ter construído uma carreira vitoriosa como atleta, Iarley está dando os primeiros passos como treinador. Em 2022, comandou o Garibaldi na Terceirona Gaúcha e, nas duas últimas temporadas, esteve à frente do time sub-20 da Chapecoense, com quem disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior recentemente.
A chegada de Iarley aos Plátanos teve o aval do ex-zagueiro Bolívar, que foi seu companheiro de vestiário no Beira-Rio e é natural de Santa Cruz do Sul.
Agora, chega ao Santa Cruz para substituir Paulo Henrique Marques que, após conquistar somente dois pontos em cinco rodadas do Gauchão, foi demitido do cargo. E, mesmo estando na lanterna, tentará surpreender o Inter com uma postura mais impositiva.
— Espero deixar uma boa impressão. Vamos jogar contra um grande. A gente sabe que o favoritismo é do Inter, mas precisamos duelar e mostrar para a nossa torcida. Por mais que vá ter mais torcedores do Inter, vamos estar na nossa casa. Comentei com eles (jogadores) que aqui temos que mostrar a nossa cara. Lá no Beira-Rio poderíamos ter outra postura, mas aqui temos que ter ousadia — disse.
Mas, além de ter pela frente o ex-clube, por quem guarda carinho, Iarley também terá uma dificuldade extra. Com o duelo na grama sintética do Passo D’Areia agendado para o próximo domingo (11), o Inter pretende usar força máxima pela primeira vez no interior do Estado. A mudança de estratégia também é levada em consideração pelo estreante na hora de montar a sua escalação.
— Se ele (Coudet) não teve muito sucesso com estas escalações, ficamos na expectativa de que venha com um time pelo menos 70 ou 80% titular — analisou Iarley.
Válido pela sexta rodada do Gauchão, o jogo desta quarta-feira está agendado para começar às 21h30min.