Está com todo jeito de mistério a escalação do goleiro do Inter para o Gre-Nal. Por mais que Anthoni esteja afirmado no gol neste momento, o clube alimenta, internamente, a esperança de contar com Sergio Rochet. O uruguaio, porém, por mais que intensifique a recuperação, precisa correr contra o tempo para estar em campo no dia 25.
Um dos pontos é que só falta uma partida antes do clássico. No domingo, às 20h, a equipe visita o Novo Hamburgo. E Rochet não deverá estar em campo no Estádio do Vale. Ele não treinou nesta quinta-feira e ainda faz trabalhos para se recuperar da fissura na costela que o impediu de jogar qualquer minuto em 2024.
Sem ter atuado na temporada, há quem entenda ser temerário colocá-lo em campo justamente no clássico. Assim, Anthoni poderia atuar.
O jovem goleiro, porém, ainda carrega o ponto de interrogação característico de um atleta em começo de carreira. Por mais que esteja bem resguardado na defesa (segundo o Footstats, o Inter é o time que menos cedeu finalizações aos adversários no Gauchão), ainda tem desconfiança. Foram três gols sofridos na competição, em dois jogos, contra Guarany-Ba, com reservas, fora de casa, e o do Brasil-Pel na quarta-feira, descontando o placar que até então apontava em 3 a 0. Na análise do Footstats, o goleiro não fez qualquer defesa considerada difícil pela plataforma.
A lesão de Rochet não é simples. A fissura na costela, revelada no Gre-Nal do ano passado, em outubro, exige um período de repouso e de recuperação. Segundo especialistas consultados pela reportagem, a dor é constante e pode impedir ou dificultar a naturalidade de alguns movimentos considerados essenciais para goleiros.
Rochet não parou de atuar e entrou em campo pelo Inter e pela seleção uruguaia até o final de 2023. Em 2024, está intensificando a preparação. Se não participar dos treinos de sexta e sábado, não jogará contra o Novo Hamburgo. E se não jogar contra o Novo Hamburgo, dificilmente estará à disposição para o Gre-Nal.
Ao mesmo tempo, o Inter observa o mercado. Houve sondagem pelo goleiro Gabriel Vasconcelos, que está afastado do Coritiba, mas até a quinta-feira, sem avanços. O clube teria até esta sexta para fechar alguma negociação e inscrevê-lo a tempo de disputar o Gauchão.
A tendência é de que Anthoni seja mesmo o guardião do gol colorado no clássico.