Após uma primeira investida mais forte na virada do ano, quando anunciou cinco reforços para a temporada 2024, o Inter se prepara para avançar novamente no mercado. Agora, além de mirar novos alvos, o Colorado conta com um departamento de futebol quase que inteiramente repaginado, com dirigentes exercendo novas funções.
Com a saída de Deive Bandeira para a Eagle Football Holdings — empresa gerida por John Textor e que administra, entre outros clubes, o Botafogo e o Lyon —, a gestão promoveu o coordenador do Centro de Análise e Prospecção de Atletas (CAPA), Ricardo “Caco” Sobrinho ao cargo de gerente de futebol. Acima dele, atuarão diretamente duas figuras elevadas à condição de diretores de futebol: Magrão e Felipe Dallegrave.
O primeiro, como já vinha ocorrendo, será responsável pelo relacionamento diário com atletas e comissão técnica, mas ganhando autonomia para conversar com eventuais jogadores que possam vir a Porto Alegre. O segundo, que até então atuava no jurídico do clube, será responsável por costurar futuros contratos com participar da mesa de negócios, bem como foi feito na viagem à Alemanha em que foram efetivados os acertos com Lucas Alario e Rafael Borré. Este trio terá a supervisão do vice-presidente de futebol Felipe Becker e do presidente Alessandro Barcellos, bastante atuante na pasta do futebol desde o início da gestão.
Com esta nova formatação, o Colorado deu início a uma última vasculhada no mercado, priorizando um volante, um lateral-esquerdo e um goleiro, mas sem descartar um atacante de lado de campo e um zagueiro.
— No futebol, temos que estar preparados para tudo. Nossa folha tem um limitador e não vamos ultrapassar. Nossa janela é de uma eficiência gigantesca — declarou o mandatário colorado em entrevista concedida recentemente ao programa Bola Nas Costas, da Rádio Atlântida.
Novos alvos
O volante já poderia ter desembarcado no Beira-Rio, não fosse a mudança de planos de Fernando. Apalavrado com o Inter enquanto acertava sua rescisão no Sevilla, da Espanha, o experiente jogador de 36 anos preferiu voltar ao Vila Nova, onde iniciou a carreira, para ficar mais próximo da família.
Desta forma, a mira colorada se voltou para Thiago Maia, que até foi afastado da pré-temporada do Flamengo para concluir a transferência. Porém, a pedida de 5 milhões de euros feita pelos cariocas causou um entrave nas tratativas, que pretende ser derrubada nos próximos dias. Mesmo com as inscrições do Gauchão encerrando em uma semana, a diretoria trabalha com o fechamento da janela de transferências, em 7 de março, como prazo final.
Outra posição que tem recebido dedicação dos dirigentes é a de goleiro. Enquanto Rochet segue tratando a fissura nas costelas e Ivan se mantém afastado após cirurgia no joelho direito logo após a rodada de abertura do Estadual, o Inter disparou contatos em busca de um novo camisa 1 para disputar a posição de suplente imediato com Anthoni. Um dos sondados foi Gabriel Vasconcelos, do Coritiba.
Revelado na base do Cruzeiro, ele passou grande parte da carreira na Itália, o atleta voltou ao Brasil em 2022 e ajudou o time paranaense a permanecer na elite nacional. Porém, oscilou na última temporada, encerrada com o rebaixamento à Série B. E, apesar de ter contrato com o clube até 2026, vem treinando separado desde o final de janeiro, quando pediu para deixar o clube após a terceira rodada do Estadual.
— Ele se sentiu pressionado pelo momento, nos procurou, disse que não se sentia emocionalmente em condições de jogar e simplesmente saiu do treino, foi procurar a direção e a partir disso a situação é com ela. Nós sustentamos e fortalecemos que vai jogar aqui quem quer estar aqui, quer fazer parte deste projeto. Aqueles que duvidam, pode ter certeza que estão perdendo e vão lamentar abandonar o barco — declarou o técnico Guto Ferreira em entrevista coletiva à época.
A lateral esquerda tem recebido igual atenção. Mesmo que tenha sido reintegrado ao elenco profissional, o jovem Thauan Lara ficou de fora da viagem a Santa Cruz do Sul, deixando Renê sem um reserva novamente.
De forma menos emergencial, também são prospectados um zagueiro e um atacante a nível de grupo. Para a defesa, existem conversas avançadas para estender o contrato de Vitão, mas para o setor ofensivo há a perspectiva de que Pedro Henrique se transfira para o Vasco. Além do mais, a ideia é contar com uma reposição a Wanderson. Wesley, do Cruzeiro, foi um dos nomes contatados há alguns dias, mas sem avanço nas tratativas.
Jogadores já contratados pelo Inter para 2024:
- Ivan (goleiro)
- Robert Renan (zagueiro)
- Hyoran (meia)
- Lucas Alario (centroavante)
- Rafael Borré (atacante)*
*Inter tenta antecipar, mas liberação deve ocorrer somente em julho
Novas posições buscadas pelo Inter:
- Goleiro
- Zagueiro
- Lateral-esquerdo
- Volante
- Atacante