No mercado em busca de reforços para 2024, o Inter está próximo de anunciar a contração de Jean Lucas, que disputou o último Brasileirão pelo Santos. Volante de origem, o jogador pode fazer diferentes funções no meio-campo. GZH projeta como ele pode se encaixar na equipe de Eduardo Coudet.
Formado pelo Flamengo, Jean Lucas foi emprestado ao Santos no começo de 2019, mas não terminou a campanha do vice-campeonato santista no Brasileirão. Em junho daquele ano, ele foi negociado com o Lyon por R$ 34 milhões.
Com pouco espaço no Lyon, o meio-campista ainda defendeu Brest e Monaco no Campeonato Francês antes de retornar ao time paulista no meio do ano passado. Ele disputou 22 jogos no Brasileirão na campanha de rebaixamento do Peixe. O volante se destacou ao aparecer como o jogador com maior média de passes certos no time, de 33 por jogo (85% de eficiência), mas teve como ponto negativo o fato de ter sido o segundo atleta com mais perdas de posse: 11,2 por partida.
Posicionamento
Quanto a posicionamento, Jean Lucas jogou de diferentes formas no Santos. Com Paulo Turra, ele formou um tripé no meio-campo sendo o meia esquerda do setor. Depois, com a chegada de Diego Aguirre voltou a atuar como volante em dupla, mas também exerceu o posicionamento de meia aberto com o interino Marcelo Fernandes.
Paulo Turra destaca que Jean Lucas tem uma característica importante para encaixar na equipe de Eduardo Coudet: a de intensidade nas ações.
— O Jean Lucas foi uma indicação minha quando cheguei ao Santos. É um excelente profissional. Ele é muito vertical, de força e velocidade. É um atleta agressivo com e sem a bola — avaliou Turra em entrevista a Rádio Gaúcha.
Dentro do sistema 4-1-3-2 de Eduardo Coudet, Jean Lucas pode atuar como o homem central da linha de três, função que foi executada por Aránguiz e Bruno Henrique ao longo do Brasileirão e na campanha da Libertadores. Ele também pode jogar como um dos homens de lado. Turra ressalta a característica de Jean Lucas de chegar ao ataque. Por isso, não vê o volante como um substituto de Johnny, negociado com o Betis-ESP.
— O Jean Lucas é um cara mais agressivo, mais de drible. Ele jogou comigo em um tripé pelo lado esquerdo, mas é um cara que ataca o espaço vindo de trás. Em conversas, ele pediu a e dizia que sentia que tinha que entrar mais na área. É um jogador diferente do Johnny, mas de qualidade. Pode jogar pelo lado esquerdo ou pelo direito, pode jogar em linha de quatro pelo lado — observou Turra.
O Inter ainda precisa definir detalhes com o Santos para anunciar Jean Lucas. Pela característica de intensidade e versatilidade, o meio-campista pode oferecer diferentes opções para Couder se tiver sua contratação confirmada.