A renovação de Eduardo Coudet foi o começo da temporada 2024 no Inter. O pensamento entre os dirigentes era de que anunciar o acerto com o técnico daria hierarquia à montagem do grupo e segurança para continuar negociações, mesmo que não houvesse qualquer dúvida sobre a continuação do trabalho do argentino. A partir de agora, o clube se sente mais seguro para dar sequência nos contatos e fechar as primeiras contratações para a próxima temporada. Dois deles estão em situação mais avançada.
O que está mais perto de um desfecho positivo é o volante Jean Lucas, que está saindo do Santos. O Inter deve pegar o jogador por empréstimo, e há um desejo de incluir algum atleta na negociação, para que não seja necessária qualquer compensação financeira. O jogador de 25 anos e 1m81cm não permanecerá no litoral paulista para a disputa da Série B, informação confirmada pelo presidente do clube, Marcelo Teixeira:
— Jean Lucas tem propostas não apenas do Brasil, mas também do mercado internacional. Possivelmente, será negociado.
Pelo Santos, o meia entrou em campo 22 vezes e deu três assistências. Antes, havia jogado no futebol brasileiro pelo Flamengo, e também no Lyon, no Brest e no Monaco, todos da França. Suas maiores virtudes são físicas. Trata-se de um atleta. Corre sem cansar, tem força nos combates e ocupa espaços. É considerado um jogador adequado ao modelo de Coudet, que exige correria e intensidade. E, para quem o conhece, a análise é de que o treinador pode incrementar seu jogo e dar mais disciplina tática.
O staff do jogador buscou informações sobre Porto Alegre e adaptação à cidade. No Inter, há otimismo pelo acerto, e a expectativa é de que possa confirmar a contratação ainda em 2023.
O outro jogador tentado pela direção e que conta com avanço significativo é o centroavante Lucas Alario. O Inter fez uma busca oficial pelo argentino que pertence ao Eintracht Frankfurt, mas que está na Argentina nesse final de ano, recuperando-se de lesão. O campeão da Libertadores de 2015 pelo River Plate está sendo avaliado tanto pelos custos dessa operação quanto pela recuperação.
Sem jogar desde abril em razão de uma cirurgia para curar uma lesão no joelho direito, o jogador de 31 anos está em fase final de recuperação. Na avaliação colorada, ele poderá atuar quando começar a temporada brasileira. Seu contrato com o clube alemão vai até 2025. Na Europa, são 190 partidas com 60 gols marcados desde 2017.
Outros reforços ainda estão em fase inicial de negociação. O zagueiro Robert Renan, do Zenit-RUS, formado no Corinthians, está nos planos, mas não houve avanços.
O lateral-esquerdo Iago, cria da base colorada, e que está no Augsburg, tem uma situação melhor de negociação, inclusive com reunião entre dirigentes e seus empresários. Ele deve sair da Alemanha nesse final de ano, meio da temporada alemã. Segundo o especialista em futebol alemão Mário André Monteiro, o jogador teve desempenho regular, inclusive jogando em posição diferente da lateral.
— Iago virou mais uma opção ofensiva do que defensiva no Augsburg. Quem disputa posição com ele na lateral é o dinamarquês Pederson. O novo técnico, o Jess Thorup, também é dinamarquês. Acredito que isso também tem influência para o Pederson ser titular. Por isso, o Iago quase nunca joga como lateral na atual temporada. Ele é escalado como meia pelo lado esquerdo ou como ala quando o time joga com três zagueiros — aponta.
Gabriel Veron, atacante do Porto, é outro desejo, mas por enquanto não teve nada além de sondagens. O jogador de 21 anos, porém, estaria disposto a atuar no Inter, e o clube português não se oporá a uma saída, mesmo que seja para clube brasileiro.
Nos bastidores, Coudet está a par negociações, seja analisando os reforços ou até mesmo participando com contatos, quando for necessário. O treinador, em nenhum momento, deixou de ser consultado sobre os próximos passos. De fato, a espera de uma semana se deu apenas por férias do argentino e a resolução de uma questão pessoal.
Essa renovação deu mais tranquilidade à torcida, que agora vive a expectativa de reforços. Serão dias de atualização e atenção ao noticiário. E, para os dirigentes, de trabalho, mesmo no Natal e no Ano-Novo.
As prioridades
Atacante
Alguém para dividir função e até mesmo o ataque com Valencia está no topo do interesse. A versatilidade do equatoriano permite que a busca seja tanto por um centroavante quanto por atacante de velocidade. Por isso, há busca por jogadores diferentes como Gabriel Veron e Lucas Alario.
Volante
A saída de Johnny fará o Inter buscar reposição. Coudet não é adepto de volante marcador. Exige que o jogador saiba marcar, mas também sair jogando. Jean Lucas é um exemplo do que o treinador pede.
Zagueiro
Por enquanto, a busca será por um jogador. A preferência é pela juventude, com boa capacidade de marcação e que saiba passar a bola, não seja apenas um rebatedor. Se Vitão não permanecer na metade da temporada, outro atleta poderá ser buscado.
Lateral-esquerdo
Ao longo de 2023, o único jogador que deu boa resposta foi Renê, apesar dos erros nas semifinais da Libertadores. Dalbert deverá sair e Thauan Lara não esteve à altura. O clube quer alguém para disputar posição com o titular.