O rebaixamento do Santos para a Série B abriu possibilidades de negociações de jogadores com outros clubes. Assim, o Inter pode reativar um antigo sonho: Jean Lucas. O meio-campista, de 25 anos, recontratado junto ao Monaco-FRA por 6 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões na conversão da moeda), tem sua situação monitorada no Beira-Rio.
A equipe paulista elegeu um novo presidente nos últimos dias. Marcelo Teixeira venceu a eleição e será o comandante do clube. No entanto, pelo momento financeiro vivido pelo Peixe, alguns jogadores podem ser negociados para liberar valores na folha de pagamentos.
Conforme apurado pela reportagem de GZH, o meio-campista recebe cerca de R$ 800 mil entre salários e luvas, valor elevado para uma equipe de Série B do Brasileiro pagar.
Chegando oferta, o Santos pode repassar o atleta — inclusive, os paulistas ainda não pagaram toda a quantia aos europeus. Pelo orçamento, reduzido drasticamente pela queda à Série B, dificilmente os valores serão honrados em dia.
Desde que retornou ao Brasil, em julho, Jean fez 22 partidas com a camisa santista, com três assistências. Nem assim, conseguiu ajudar o Santos a permanecer na Série A. Ele tem contrato com a equipe paulista até dezembro de 2027.
— Jean Lucas é ótimo jogador. Quando retornou, foi muito bem diante do Botafogo, na Vila Belmiro no empate em 2 a 2, ainda no primeiro turno. Depois, oscilou como todo o time — analisou Ademir Quintino, setorista do Peixe há 27 anos.
Depois da primeira partida, conviveu com uma queda de desempenho. Além da readaptação ao futebol brasileiro, Paulo Turra costumava escalá-lo mais aberto, tanto pela direita quanto pela esquerda. Ele voltou a sua posição de origem sob o comando de Marcelo Fernandes — como segundo volante.
— Infelizmente, para ele, atuou em diversas posições no meio-campo e até aberto pelo lado, no ataque. Na maioria dos jogos, atuou pela esquerda como segundo-homem do setor. Tem qualidade e potencial para render muito mais do que rendeu nos últimos jogos. Isso pôde ser visto no próprio Santos em 2019 — completou Quintino.
As boas atuações da primeira passagem do jogador pelo litoral paulista fizeram com que Jean Lucas chamasse a atenção do futebol europeu. Formado na base do Flamengo, trocou Santos pela França. Primeiro, foi para o Lyon, onde atuou por duas temporadas. Depois, emprestado para o Brest, também em território francês, e para o Monaco. São 158 partidas como profissional com cinco gols marcados e oito assistências concedidas.
Nos últimos semestres, ainda quando o atleta estava na França, o Inter fez investidas sem sucesso pelos altos valores exigidos pela liberação, que também se somaram ao desejo de Jean Lucas em retornar à Vila Belmiro, recusando o próprio Flamengo, seu formador.
Por lá, no entanto, encerrou sua participação na Série A com uma polêmica. Ao lado de Marcos Leonardo, ele se atrasou para a viagem a Curitiba para enfrentar o Athletico-PR pela penúltima rodada do Brasileiro. O Santos perdeu por 3 a 0 e desperdiçou a chance de escapar do rebaixamento. Isso acabou não pegando bem para ele e seu companheiro.