A busca por reforços nos países vizinhos é uma realidade histórica para os clubes brasileiros, pois no mercado sul-americano podem se encontrar jogadores promissores ou experientes com custo viável.
Como na dupla Gre-Nal a procura e as contratações de atletas desse perfil são frequentes, GZH lista nomes que podem se encaixar no orçamento de Grêmio e Inter.
Dez opções de atletas da América do Sul
1) Guido Herrera, Talleres (goleiro)
Um dos destaques do Talleres, vice-campeão argentino no primeiro semestre e com vaga na Libertadores do ano que vem, Guido Herrera vive aos 31 anos o melhor momento da carreira. O goleiro defende o clube de Córdoba desde 2016 e é o capitão da equipe. Herrera foi o goleiro com maior média de defesas na Copa da Liga Argentina, com 4,1 por partida.
2) Luis Advíncula, Boca Juniors (lateral-direito)
Aos 33 anos, Luis Advíncula alia a experiência de um jogador que disputou Copa do Mundo pela seleção peruana com vigor físico. Mesmo lateral, ele anotou quatro gols e foi o artilheiro do Boca Juniors na campanha do vice-campeonato da Libertadores.
3) Lautaro Gianetti, Vélez (zagueiro)
Gianetti foi formado pelo Vélez e defende o clube desde 2012. Com 30 anos, ele é o capitão da equipe argentina e é um zagueiro que se destaca também pela boa saída de bola. Gianetti chegou a ter sua saída do clube argentino negociada para o Atlanta United em 2021, mas acabou não passando nos exames médicos. Recuperado, voltou a jogar em alto nível no Vélez. Em 2023, ele disputou 34 partidas pela equipe de Buenos Aires.
4) Mateo Gamarra, Olimpia (zagueiro)
O jovem Mateo Gamarra, de 23 anos, desperta interesse de clubes brasileiros após a boa participação na Libertadores. O zagueiro foi o pilar defensivo do Olimpia, que surpreendeu o continente ao eliminar o Flamengo nas oitavas de final. Gamarra foi formado pelo pequeno Independiente F.B.C. e teve uma passagem pelo 12 de Octubre antes de chegar ao Olimpia, em 2021. Ele tem convocações para a seleção paraguaia no currículo.
5) Malcom Braida, San Lorenzo (lateral-esquerdo)
Posição que Inter e Grêmio buscam no mercado, Malcom Braida é um jogador que pode ser contratado sem um alto custo. Ele é um dos destaques do San Lorenzo, que fez uma boa temporada na Argentina e garantiu vaga na Libertadores de 2024. Recentemente, Braida recebeu elogios do lateral-esquerdo campeão do mundo pela seleção Nicolás Tagliafico, que o escolheu como o melhor jogador da posição atuando no futebol argentino.
6) Jordy Alcivar, Independiente del Valle (volante)
Alcivar esteve no radar do Inter no começo de 2021, quando defendia a LDU. Na ocasião, não houve acordo com o clube equatoriano e ele acabou logo depois sendo negociado com o Charlotte, dos Estados Unidos. Alcivar retornou ao seu país neste ano para defender o Independiente del Valle, onde é um dos principais nomes do time que chegou à final do Campeonato Equatoriano. Alcivar pode atuar como primeiro ou como segundo volante e tem a qualidade no passe como principal característica.
7) Benjamín Rollheiser, Estudiantes (meia)
Formado pelo River Plate, Benjamín Rollheiser deixou o clube da capital argentina devido à falta de acordo para a renovação do seu contrato, em 2021. Desde então, ele defende o Estudiantes e foi uma das peças principais na conquista da Copa Argentina desta temporada. Rollheiser é o típico meia armador que costuma atuar próximo do centroavante. Na atual temporada, ele fez 12 gols em 57 jogos e ainda deu sete assistências. Valorizado, Rollheiser esteve recentemente na pauta do Palmeiras e desperta interesse do Benfica. Por ter apenas 23 anos é um jogador que vale um investimento em uma aposta em valorização para uma futura venda.
8) Luciano Rodríguez, Liverpool-URU (atacante)
Surpresa do futebol uruguaio ao ficar perto do título nacional com a vitória de 2 a 0 sobre o Peñarol no jogo da ida da final, o Liverpool tem no atacante Luciano Rodríguez um destaque. O jogador de 20 anos é centroavante, mas pode também atuar ao lado de um camisa 9. Atualmente, ele está jogando pelo lado direito, mas com liberdade para aparecer pela parte central do ataque. Ele foi o autor do gol que deu o título do Mundial Sub-20 ao Uruguaio neste ano.
9) Guido Carrillo, Estudiantes (atacante)
Diferente da juventude de Luciano Rodríguez, Guido Carrillo é um jogador experiente e que teve já passagem pelo futebol europeu. Criado pelo Estudiantes, ele retornou ao clube de La Plata nesta temporada. Carrillo, de 32 anos, disputou 33 jogos e anotou oito gols — uma média de 0,24 por jogo. Se a média não foi tão alta, ele se mostrou importante em momentos decisivos. O centroavante marcou nesta quarta-feira o gol que deu o título da Copa Argentina ao Estudiantes na final contra o Defensa y Justicia e também balançou as redes na semifinal contra o Boca Juniors.
10) Santiago Castro, Vélez (atacante)
Outro jovem de 20 anos que foi destaque em 2023 é Santiago Castro. Candidato a futura estrela, o atacante virou titular do Vélez no segundo semestre e anotou seis gols em 14 jogos na Copa da Liga Argentina. Ele esteve com a seleção argentina sub-20 no Sul-Americano da categoria e já desperta interesse do futebol europeu.