O Inter tem boas perspectivas de anunciar o zagueiro Robert Renan, de 20 anos, como primeiro reforço para a temporada de 2024. Bem encaminhado com o Colorado, o jogador deve chegar por empréstimo de um ano junto ao Zenit, da Rússia. No leste europeu, um outro brasileiro trabalha muito perto do jogador e tem ótimas referências ao atleta.
William de Oliveira é um brasileiro que atua como auxiliar técnico do Zenit e vive na Rússia há mais de quinze anos. Em entrevista exclusiva a GZH, o profissional ressaltou entre as características de Robert Renan a qualidade na saída de bola.
— Falando do ponto de vista técnico, o Robert é um grande jogador. Ele sabe do potencial que tem e tem um grande caráter, desde muito jovem demonstrou muita personalidade. Ele tem uma qualidade técnica que poucas vezes a gente vai ver em um zagueiro. Principalmente, nos tempos atuais porque essas características são essenciais para uma boa saída (de bola), um bom controle. As equipes sempre estão querendo controlar mais o jogo saindo bem de trás, a partir desse primeiro passe — afirmou.
William também falou sobre o aproveitamento do jogador desde a chegada ao Zenit, destacando que, recentemente, ele perdeu espaço.
— Quando contratamos o jogador, sabíamos que ela era jovem e, apesar de toda qualidade, tinha poucos jogos a nível profissional, mesmo tendo se destacado nos jogos pelo Corinthians. É um jogador que está começando, tem 20 anos e tem um grande potencial. Na primeira parte (da temporada) ele foi muito bem. Na segunda parte, o maior problema foi ele nunca ter feito uma pré-temporada conosco. Isso atrapalhou um pouquinho na adaptação dele para manter o nível que ele chegou aqui. Claro, o campeonato aqui aumenta de nível a cada temporada e os times passaram a conhecê-lo melhor. O Robert começou a ter uma breve queda, digamos assim, na parte defensiva. A gente tem um elenco muito forte e temos o Alip, que joga na seleção do Cazaquistão e estava se destacando nas eliminatórias para a Eurocopa, e que foi bem. A partir do momento que o Robert não jogou um jogo, o Alip entrou, foi bem, e o Robert passou a ficar aguardando uma oportunidade — explicou.
Mesmo com a reserva recente, Robert Renan é visto como um jogador de muito potencial e que pode evoluir ainda mais, de acordo com o auxiliar.
— Sabemos que um jogador desse calibre, com extremo potencial, precisa jogar. Ele (Robert) sempre trabalhou muito forte, porém ficou aguardando essa oportunidade, mas o concorrente foi muito bem até o final. É um jogador que tem um talento incrível, que precisa ser trabalhado. Tem algumas coisas a melhorar na parte defensiva, porém só tenho coisas boas a falar dele. É um menino muito bom, que gosta de trabalhar. Tenho certeza que cedo ou tarde vai mostrar suas melhores qualidades e vai jogar em um grande nível — concluiu.
Robert Renan atuou em apenas 13 partidas do time profissional pelo Corinthians antes de se transferir ao Zenit. No clube russo, soma 17 partidas desde que foi contratado, em dezembro do ano passado.
*Com informações do repórter Bruno Flores