O zagueiro Robert Renan está em vias de ser anunciado pelo Inter. O jogador de 20 anos, que está no Zenit-RUS, acertou as bases com o clube gaúcho e praticamente não há mais impeditivos com os russos. Apenas detalhes separam o anúncio. Mas na velocidade do mercado brasileiro, enquanto não houver documento, esses "detalhes" podem ser decisivos. Ainda mais se tratando de um atleta convocado para a Seleção.
O modelo encontrado pelo Inter é de um acordo com o Zenit por um repasse de um ano. Seria uma espécie de coparticipação. Grosso modo, o time gaúcho seria uma ponte para que o zagueiro pudesse ser negociado com a Inglaterra. É que os integrantes da Premier League não estão autorizados a contratar jogadores da Rússia.
O Zenit desejava que o contrato com o Inter, que arcará com parte dos salários do zagueiro, fosse até junho. Mas a direção colorada convenceu os russos a fazer o acordo até o final de 2024. Com a condição de que, surgindo uma proposta vantajosa para os dois clubes, o zagueiro fosse liberado.
Robert Renan está em Ceilândia, sua cidade natal. Em férias, promoveu um jogo beneficente, arrecadando alimentos e roupas para moradores da periferia da cidade do Distrito Federal. No Instagram, há diversos elogios à postura do atleta, que todo ano retorna ao local de onde veio para ajudar seus antigos vizinhos.
A carreira do jovem é meteórica. Da base do Novorizontino, foi para o Corinthians. Após apenas 13 jogos no time profissional, foi incluído na negociação que levou Yuri Alberto para Itaquera e trocou por ele e Du Queiroz.
— Vitor Pereira deu chances no final do Brasileirão 2022, e deu esperanças à torcida. Que ficou frustrada quando ele saiu, porque mal teve tempo de jogar. Do que mostrou aqui, o principal era a cabeça erguida, uma saída de bola extremamente qualificada. Não é um zagueiro de imposição na bola aérea. Mas dá ótimos passes, como pede o futebol atual — opina Rodrigo Vessoni, setorista do Corinthians para o portal Meu Timão.
O técnico que lhe deu as primeiras chances no futebol competitivo foi Rafael Stucchi, que comandou o zagueiro no sub-17 e no sub-20 do Novorizontino. Ele tem uma visão clara sobre o jogador:
— Fora do campo, é uma baita pessoa, responsável e humilde. Dentro de campo, tem alta capacidade de leitura de jogo, muito técnico e muita coragem. Tem passe curto, entre linhas, diagonal e longo. É o zagueiro construtor. Ele e Vitão vai ser uma zaga de Seleção.
Na Rússia, Robert Renan fez 17 partidas. Na atual temporada, foram oito jogos. Em metade deles, o time não levou gol. E os números mostram suas virtudes. Acertou 90% dos passes que tentou, e 40% deles foram no campo de ataque. A cada três lançamentos, acerta dois.
Porém, caiu de rendimento nos últimos meses. Em entrevista ao canal Championat, reproduzido pela ESPN, o auxiliar técnico do Zenit, William Oliveira, explicou:
— Ele não teve pré-temporada, por causa da seleção sub-20. Mostrou as virtudes. Mas depois, cometeu vários erros e achamos certo dar uma chance ao Alip. Porém, estamos falando de um jogador da Seleção e que atraiu a atenção de grandes clubes europeus. Ele tem muito potencial.
A defesa é uma das prioridades do Inter. Com o fim do contrato de Moledo (que está suspenso por doping), a iminente saída de Nico Hernández, que deve voltar para a Colômbia, e a indefinição sobre o futuro de Vitão, cujo contrato vai até o meio do ano, o grupo conta com apenas dois zagueiros com vínculo até dezembro: Mercado e Igor Gomes.