Quem poderia imaginar que o francês Dimitri Payet vestiria a camisa do Vasco em 2023? Ou que o Inter contrataria o lateral Hugo Mallo, o primeiro jogador espanhol de sua história? No último Brasileirão, sem contar atletas de dupla nacionalidade, seis europeus entraram em campo.
Além de Payet e Mallo, foram dois portugueses, Tobias Figueiredo e Rafael Ramos, mais um espanhol, Jesé Rodríguez, e um grego, Andreas Samaris. Abaixo, GZH traz cinco opções do Velho Continente que poderiam ser tentados por Grêmio ou Inter visando 2024.
Alessandro Florenzi (lateral italiano)
Não deve permanecer no Milan. Obviamente, não se trata de uma transação fácil. Tem passagem por Roma, Crotone e PSG, além da seleção italiana. Se destaca pelo perfil de liderança e por pode atuar em uma de uma função pelo lado direito.
Pablo Marí (zagueiro espanhol)
Aos 30 anos, é titular do Monza, da Itália. O que poderia facilitar é que já passou pelo futebol brasileiro. Mais precisamente pelo Flamengo, onde foi campeão do Brasileirão e da Libertadores, em 2019. Canhoto, tem 1m93cm de altura e se destaca pela qualidade na saída de bola.
Danilo Cataldi (volante italiano)
Está com 29 anos e perdeu espaço na Lazio. Jogou toda sua carreira no futebol italiano. É um primeiro volante com boa capacidade na marcação. Pode ocupar a função de primeiro volante. Também chama atenção pela boa capacidade na saída de bola.
Iago Aspas (atacante espanhol)
Tem 36 anos e é o maior artilheiro da história do Celta de Vigo, onde foi treinado por Eduardo Coudet. Fez parte do grupo convocado pela Espanha para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. É um segundo atacante, com boa capacidade de finalização.
Dries Mertens (atacante belga)
Maior goleador da história do Napoli, está no Galatasaray, da Turquia. É um atacante que costuma cair mais pelo lado esquerdo. Em 2016/2017, teve sua temporada mais artilheira, com 34 gols marcados em 46 partidas. Disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018.