O mercado da bola no Brasil está finalmente aberto depois do término das competições nacionais. Agora, os clubes começam a se movimentar em busca de reforços para a próxima temporada.
Nomes começam a ser especulados tanto para chegarem quanto para saírem. A dupla Gre-Nal pode recorrer a atletas que estão "esquecidos" na Europa. GZH traz cinco nomes que podem servir tanto para Grêmio quanto para Inter. Confira:
Luiz Júnior - goleiro do Famalicão
Aos 22 anos, já foi um dos 20 jovens goleiros brasileiros mais valiosos (Transfermarkt 2022). É um goleiro que sabe jogar com os pés e tem boa saída do gol. É pegador de pênaltis. Foi da Seleção Brasileira sub-20, em 2020. No Brasil, atuou nas categorias de base do Atlético Diadema e no Mirassol, ambos de São Paulo.
Henrique Silva - lateral-direito do Lyon
Formado nas categorias de base do Vasco, transferiu-se para a França na temporada 2021/2022, mas não conseguiu se firmar na equipe francesa. Neste ano, fez apenas quatro partidas — a última delas no dia 6 de dezembro, contra o Marseille. Com a atual situação do Lyon, o clube pode facilitar uma saída para o lateral brasileiro.
Bernardo Júnior - defensor do Bochum-ALE
O jogador já passou por diversas equipes na Europa, entre as quais o RB Leipzig, Brighton e RB Salzburg. Recentemente, trocou o time austríaco pelo Bochum-ALE, onde já fez 15 jogos na temporada. É filho do ex-jogador Bernardo, bicampeão brasileiro com o São Paulo.
Wendell - lateral-esquerdo do Porto
É um velho conhecido da torcida do Grêmio. Atuou em Porto Alegre entre 2013 e 2014, quando foi vendido para o Bayer Leverkusen. É um lateral bastante seguro defensivamente e chega bem ao ataque. Desde a temporada 2021/2022, trocou a Alemanha por Portugal, sendo negociado com o Porto. Fez 10 partidas, um gol e deu uma assistência na atual temporada.
Gabriel Strefezza - atacante do Lecce
O atacante nunca jogou profissionalmente no Brasil e sonha defender a seleção italiana. Fez parte da mesma geração de Malcom, Guilherme Arana e Maycon. Ajudou o Lecce a sair da Série B da Itália e retornar a elite, com 14 gols. Na temporada 2023/2024, atuou em 16 oportunidades e marcou dois gols.