O Fluminense, atual campeão da Libertadores, e que disputa a final do Mundial de Clubes nesta sexta-feira (22) contra o Manchester City, reforçou a importância de se contar com jogadores experientes na formação de um elenco competitivo.
A boa fase carioca começa no gol, com Fábio, passa pela defesa, com Felipe Melo e Marcelo, e chega ao ataque, com Germán Cano, todos acima dos 35 anos.
A partir do exemplo do clube do Rio de Janeiro, que conquistou em 2023 o seu título mais importante, contando com a atletas experimentados, GZH lista cinco veteranos que podem servir para Grêmio e Inter na próxima temporada.
Mariano (37 anos)
Em 2023, alternou entra a titularidade e a reserva no Atlético-MG. Tem contrato até dezembro de 2024. De carreira consolidada, conta com passagens por França, Espanha e Turquia. Costuma mostrar equilíbrio nas ações defensivas e ofensivas. Em 2021, foi eleito o melhor da posição no Brasileirão.
Enzo Pérez (37 anos)
Ídolo do River Plate, fez parte da campanha vitoriosa sob o comando de Marcelo Gallardo. O volante tem no currículo a disputa de duas Copas do Mundo. No continente europeu, defendeu o Benfica e o Valencia. Está de saída do time de Buenos Aires, mas ainda não divulgou onde será seu futuro.
Fernando (36 anos)
Revelado pelo Vila Nova, o volante logo foi negociado com o Porto, de Portugal. Na Europa, ainda passou por Inglaterra, Turquia e Espanha. Atua como primeiro homem do meio-campo, com ótimo poder de marcação. Já demonstrou interesse em voltar ao Brasil e foi sondado por Cruzeiro e Vasco.
Iago Aspas (36 anos)
É o maior artilheiro da história do Celta de Vigo, onde foi treinado por Eduardo Coudet. Tem contrato até 2025 com a equipe espanhola, o que demandaria uma negociação. Fez parte do grupo convocado pela Espanha para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Christian Stuani (37 anos)
Teve passagem destacada em clubes médios da Europa, como Espanyol e Middlesbrough. No momento, o centroavante uruguaio é reserva do Girona, sensação do Campeonato Espanhol. Também tem no currículo a disputa de duas Copas do Mundo, em 2014 e 2018, pela Celeste.