Cria da base, Muriel viveu o Inter por mais de uma década. As primeiras oportunidades foram em 2010, mas permaneceu vinculado ao clube até 2017, quando acabou o contrato. No total, o goleiro soma 203 partidas com a camisa colorada, com 10 títulos conquistados. A maioria deles na reserva, como na Libertadores de 2010, mas foi titular na conquista da Recopa Sul-Americana de 2011, diante do Independiente. Hoje, ele defende o AEL Limassol, do Chipre.
Nas categorias de base desde 2003, subiu ao profissional quatro anos depois, tendo como destaque o título do Brasileirão sub-20 de 2006, em um time que tinha Alexandre Pato. Até se firmar como titular do Inter, teve de esperar. Passaram Lauro, Abbondanzieri e Renan até que o técnico Paulo Roberto Falcão desse uma sequência para Muriel, ainda no primeiro semestre de 2011.
Antes disso, ele chegou a ser emprestado para Caxias e Portuguesa, em que conseguiu se destacar. Dono da camisa 1 do Inter nas temporadas de 2012 e 2013, perdeu a posição para Dida e viu de perto o crescimento do irmão Alisson.
Sem receber nova chances, Muriel chegou a ser emprestado ao Bahia em 2016 e, no ano seguinte, viu o contrato com o clube se encerrar em maio. Foi quando ele deu adeus ao Inter.
E depois do Inter?
Após um período no Brasil, Muriel teve sua primeira experiência na Europa no Belenenses, de Portugal. Por lá, fez 52 jogos e foi um dos destaques da equipe portuguesa. Chegou a vencer o prêmio de melhor goleiro de Portugal em dezembro de 2018, superando nomes como o do multicampeão Iker Casillas, então no Porto.
De lá, voltou para atuar pelo Fluminense. Foram três temporadas defendendo o tricolor carioca, com alguns momentos de altos e baixos. Foi titular entre 2019 e 2020, mas depois perdeu espaço na equipe carioca — vencendo apenas o Campeonato Carioca de 2022 (jogou apenas uma partida).
Em julho, buscando mais oportunidades, rescindiu seu contrato com o Flu e foi anunciado como reforço do AEL Limassol, do Chipre. Mais uma vez na Europa, assumiu a titularidade do time cipriota.
Aos 36 anos, Muriel fez 38 jogos e sofreu 35 gols desde que desembarcou em Limassol, cidade cerca de 85 quilômetros distante da capital Nicosia.