Após uma temporada frustrante, o 2024 do Inter ainda será definido nos últimos quatro jogos de 2023, pelo Brasileirão. Com 43 pontos e na 13ª colocação do campeonato, o Colorado tem pequenas chances de ser rebaixado, mas ainda precisa confirmar vaga na Sul-Americana. Além de disputar mais um título no próximo ano, a presença na competição continental gerará importantes recursos financeiros ao clube.
Segundo Marcos Bertoncello, colunista de GZH e titular da Central de Esportes da Rádio Gaúcha, bastam 44 pontos para uma equipe fugir do Z-4 e 48 para jogar o torneio internacional. No caso do Inter, apenas um para ficar na Série A e mais cinco para se classificar para a Sul-Americana. Já a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que o time de Coudet tem 2,1% de chances de cair e 68,9% de ir para a Sul-Americana.
Com o Fluminense campeão da Libertadores e o São Paulo campeão da Copa do Brasil, o Brasileirão 2023 deixa duas equipes no "limbo", que permanecem na primeira divisão, mas não se classificam para nada. Atualmente, Vasco e Bahia, em 15º e 16º respectivamente, ocupam essas posições.
Caminho do Inter até o final do Brasileirão
Para cumprir seus objetivos finais, o Colorado tem mais quatro jogos, que se iniciam após a parada para a data Fifa. São eles:
- 26/11 (domingo), 18h30min: Inter x Bragantino, no Beira-Rio
- 29/11 (quarta-feira), às 20h: Cuiabá x Inter, na Arena Pantanal
- 2 ou 3/12 (a confirmar): Corinthians x Inter, na Arena Corinthians
- 6/12 (a confirmar): Inter x Botafogo, no Beira-Rio