O Inter já planeja a temporada de 2024, mesmo com um processo eleitoral em andamento. Ainda que haja a votação para a presidência no próximo dia 9 de dezembro, a atual direção já se movimenta em busca de informações sobre atletas e iniciando algumas tratativas. Além disso, há um diagnóstico importante que deve mudar a postura do clube na janela de transferências na comparação com outros anos.
Segundo apurou GZH, a entrada dos valores da Liga Forte Futebol (LFF) e de algumas vendas, como a de Johnny para o Real Betis, da Espanha, permitirão ao Colorado pagar dívidas e ter fluxo de caixa. Com isso, o clube terá capacidade de fazer investimentos maiores já na primeira janela do futebol brasileiro. Algo diferente dos últimos anos, quando as principais contratações acabaram sendo realizadas na janela do meio do ano.
Além de poder trazer os principais reforços em janeiro, o clube também terá como comportar financeiramente negócios que sejam mais caros. Só da LFF, por exemplo, o Colorado já recebeu R$ 109 milhões da primeira parcela referente à venda dos direitos de transmissão vendidos pelo grupo.
Em 2024, será feito pagamento de mais R$ 109 milhões, divididos em outras duas parcelas. Com estes aportes, haverá espaço para contratações que exijam maiores investimentos, ainda que pessoas do mercado da bola entendam que a entrada destes valores para os clubes vá inflacionar os negócios.
Uma das posições procuradas pelo clube desde já é um parceiro de ataque para Enner Valencia. Esta busca também está calcada no otimismo de que o técnico Eduardo Coudet continue em 2024, já que ele utiliza uma dupla de ataque em seu esquema e é o treinador de consenso entre os candidatos à presidência. Um meia também está sendo analisado, tanto que o clube observa a situação de Gustavo Scarpa, ex-Palmeiras e hoje no Olympiacos, da Grécia.
Internamente, a leitura é de que o grupo de jogadores do Inter é bom, mas precisa de acréscimos em algumas posições específicas, incluindo jogadores que sejam alternativas. Por isso, não deve acontecer uma reformulação do elenco. Tanto que algumas renovações já foram concluídas, como a do volante Gabriel, ou encaminhadas, como a do zagueiro Gabriel Mercado.