A Trensurb decidiu responsabilizar o Inter para o ressarcimento dos danos causados em uma estação devido a um confronto de torcidas organizadas do clube. O fato ocorreu no último domingo (22), na Estação Mercado, em Porto Alegre.
Em contato com a reportagem de GZH, o clube disse que ainda não foi notificado oficialmente pela empresa de transporte público e que, conforme a Lei Geral do Esporte, não há responsabilidade do Inter em atos como esse. O Colorado precisa entender ainda no que o clube pode ser legalmente implicado.
Em nota, a Trensurb afirma que irá processar o Inter na hipótese de o Colorado não arcar com as despesas: "caso o clube não tome iniciativa de forma voluntária, a empresa tomará medidas judiciais para efetuar a cobrança", escreveu por meio da nota.
Também no mesmo texto, a empresa disse que, após a vitória do Inter sobre o Santos, torcidas organizadas do Inter envolveram-se em um conflito e vandalizaram a Estação Mercado, com prejuízos operacionais e materiais. A interrupção da briga foi feita pela Polícia Militar e seguranças da empresa.
O 9º Batalhão foi acionado para atender a ocorrência após o jogo contra o Santos no Beira-Rio pelo Brasileirão, por volta das 19h35min. A Trensurb informou que, devido à invasão na via, os trens chegaram a operar em via única entre as estações Esteio e Luis Pasteur.
Confira a nota na íntegra
"A Trensurb informa que na noite de domingo (22), torcidas organizadas do Sport Club Internacional envolveram-se em um conflito e vandalizaram a Estação Mercado do metrô, em Porto Alegre. Houve prejuízos operacionais e materiais, que estão em processo de avaliação. A Polícia Militar interveio de maneira eficaz na situação, com o apoio da segurança da Trensurb.
A Trensurb lamenta e condena veementemente os episódios de violência, enfatizando que esse comportamento jamais será tolerado. Como forma de prevenção, a empresa possui um planejamento interno estratégico e participa de Reuniões Preparatórias de Jogos com órgãos públicos.
Além de registrar um Boletim de Ocorrência, a empresa determinou que o ônus de danos provocados por torcidas organizadas será atribuído à responsabilidade do clube associado. Neste contexto, o Internacional deverá ressarcir a Trensurb pelos danos ocorridos no domingo, dia 22 de outubro. Caso o clube não tome a iniciativa de forma voluntária, a empresa tomará medidas judiciais para efetuar a cobrança".