A derrota para o Bahia cortou a empolgação no ambiente colorado depois da vitória no Gre-Nal. A matemática agora aponta que o Inter tem menos de 1% de chance de conquistar uma vaga na Libertadores. Por outro lado, o risco de rebaixamento aumentou. As projeções são do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em estatísticas sobre futebol.
A projeção de rebaixamento do Inter antes do jogo contra o Bahia era de apenas 9,4%. A derrota para os baianos, porém, que reduziu a distância para o Z-4 para dois pontos, fez o percentual subir para 17,6%.
A situação colorada ainda é razoavelmente confortável porque oito equipes têm risco maior de queda: América-MG (99,47%), Coritiba (96,8%), Santos (37,1%), Goiás (34,9%), Vasco (33,3%), Cruzeiro (31,4%), Bahia (21,2%) e Corinthians (19,5%).
Libertadores e Sul-Americana
Ainda que o discurso do técnico Eduardo Coudet seja de manter viva a esperança de Libertadores, os cálculos da UFMG indicam que a chance do Inter obter uma vaga na competição é de apenas 0,58%. Em 12º lugar, com 32 pontos, o Inter está no momento a 12 pontos do G-6. Restam 33 pontos em disputa.
Se a Libertadores está quase impossível, a chance de obter uma vaga na Sul-Americana ainda é bastante real para o Inter. A projeção da UFMG indica que o Colorado tem 43,7% de possibilidade de obter uma vaga na Sul-Americana do ano que vem.
Probabilidades do Inter no Brasileirão
- Libertadores: 0,58%
- Sul-Americana: 43,7%
- Rebaixamento: 17,6%