Próximo de ser anunciado como novo reforço do Inter, o espanhol Hugo Mallo chegará a Porto Alegre para vestir a segunda camisa em sua vida profissional. O lateral-direito de 32 anos teve toda sua carreira construída no Celta, clube em que foi formado e defendeu profissionalmente por 14 temporadas. O jogador atuou com Eduardo Coudet na Espanha e foi indicação do técnico para ser opção na função na qual Fabricio Bustos é atualmente titular.
Chacho Coudet foi técnico do Celta por dois anos, entre novembro de 2020 e novembro de 2022. Hugo Mallo passou a ser capitão do time desde 2016, quando herdou a braçadeira do argentino Augusto Fernández, negociado com o Atlético de Madrid. Sua trajetória como profissional do clube iniciou em 2009, época que Coudet ainda vivia seus últimos anos da carreira de jogador no futebol mexicano.
Quando Mallo subiu para o profissional, com apenas 18 anos, o Celta disputava a segunda divisão da Espanha. O acesso para La Liga veio na temporada 2011/12, já com o lateral na condição de titular absoluto da equipe. Desde 2012, disputou 309 jogos do Campeonato Espanhol, tornando-se o jogador com mais partidas pelo Celta na primeira divisão.
Lateral que tem a parte defensiva como sua principal característica, Hugo Mallo viveu com Coudet sua temporada mais goleadora. Como o argentino costuma usar seus laterais bastante avançados, ele mostrou adaptação a esse modelo de jogo. Na temporada 2020/2021, a primeira de Chacho no Celta, o jogador que negocia com o Inter marcou quatro gols e ainda deu uma assistência.
Coudet e Mallo, no entanto, tiveram um momento de turbulência no Celta. Já na reta final da passagem do argentino pelo clube, em outubro do ano passado, o jogador se recusou a cumprimentar o técnico após ser substituído em uma partida do Campeonato Espanhol. Chacho relativizou o fato.
— Com Hugo tenho a melhor relação. É o capitão do nosso time. Não há nenhum tipo de problema. É algo que pode acontecer. É um jogador formado na base do clube, em um clube que dá muita importância às categorias de base. Cuidamos das pessoas do clube. Defendo meus jogadores até a morte — declarou Coudet à época.
Eduardo Coudet tentou contar com Hugo Mallo no Atlético-MG, no começo deste ano. Na ocasião, o espanhol acabou optando por seguir no Celta até o final do seu contrato, em junho. Desde então, ele está livre no mercado, o que permite ao Inter contratá-lo fora do período de janela de transferências aberta no Brasil.
O gaúcho Everton Giovanella defendeu o Celta entre 1999 e 2006. Não chegou a atuar com Hugo Mallo, mas segue acompanhando o clube. Ele faz elogios ao lateral-direito, embora mostre receio com a adaptação do jogador ao calendário brasileiro.
— É um jogador experimentado, tem uma experiência muito grande no futebol europeu. É claro que vai precisar de uma adaptação ao futebol brasileiro, mas é um atleta que jogou competições europeias contra grandes jogadores. Ele tem qualidade técnica, é intenso, mas creio que vai ter a necessidade de adaptação com a as viagens mais longas, treinos e jogos com maior frequência. No Celta, era raro ter jogos nos meios e fins de semana, e aqui isso é mais frequente. O principal problema que ele pode enfrentar é esse ritmo competitivo que temos do nosso calendário. Mas, pela questão técnica, penso que pode se adaptar muito bem — avalia Giovanella, que atualmente é presidente do Lajeadense, onde iniciou a carreira de jogador no começo dos anos 1990.
Hugo Mallo disputou 26 partidas no último Campeonato Espanhol, todas elas como titular. Ele não marcou nenhum gol, mas contribuiu com uma assistência. Lateral ofensivo com Coudet, ele ganhou com a chegada de Carlos Carvalhal funções mais defensivas, sendo usado muitas vezes como um terceiro jogador na defesa na saída de três.
Hugo Mallo na última temporada
- 28 jogos
- 1 assistência
No Campeonato Espanhol
- 26 jogos
- 1 assistência
Mallo sob o comando de Eduardo Coudet no Celta
- 60 jogos
- 5 gols
- 3 assistências