A classificação na Libertadores fez o Inter avançar na negociação com o espanhol Hugo Mallo. O clube avaliou questões internas e considerou cinco motivos para avançar pelo atleta de 32 anos. GZH apresenta as motivações para o acerto.
O principal motivo envolve um reserva para Bustos, que é o único lateral-direito no elenco. Igor Gomes, com a suspensão por doping de Rodrigo Moledo, voltou a ser considerado zagueiro também.
O segundo motivo envolve a qualidade do defensor europeu. Com experiência vasta num clube de médio porte na Espanha, ele chega com cartaz de disputar a posição. A polivalência também motivou o acerto. Apesar de ser considerado ofensivo, o espanhol já foi até mesmo zagueiro central.
O quarto fator é a possibilidade de proposta por Bustos. O argentino recebeu algumas sondagens, e a janela está aberta em mercados expressivos até meados de setembro.
O quinto elemento é a possibilidade de ter mais uma liderança no vestiário colorado. O espanhol era capitão do Celta e tem o aval de Eduardo Coudet para atuar num futebol diferente como o sul-americano. A leitura é que mesmo com a diferença cultural, o lateral terá uma rápida adaptação ao país.
O vínculo entre as partes deve ter duração de uma temporada, com possibilidade de renovação até metade de 2025. O lateral é aguardado em Porto Alegre nos próximos dias para realizar exames e, posteriormente, assinar contrato.