Um dia antes de Bolívar x Inter, pelo jogo de ida quartas de final da Libertadores, a equipe de GZH explorou a cidade em busca de curiosidades. Em La Paz, há a maior rede de teleféricos do mundo, uma réplica do templo de Tiauanaco e o constante uso de máscaras pela população.
Maior rede de teleféricos do mundo
La Paz é conhecida por possuir a maior rede de teleféricos do mundo, construída como uma solução inovadora para enfrentar os desafios de tráfego e mobilidade na cidade, que é situada em uma área montanhosa. São várias linhas interligadas, com transporte rápido, que ajuda a reduzir congestionamentos e conecta várias partes da cidade.
Nossa equipe trafegou pelas linhas branca e laranja do teleférico. O passeio proporcionou vistas panorâmicas e belíssimas dos arredores montanhosos da região, como a Cordilheira dos Andes, e também do Estádio Hernando Siles, palco do confronto do Inter com o Bolívar.
Hernando Siles
Estivemos no início da tarde no Hernando Siles para receber o credenciamento da partida. Por regras da Conmebol, não foi possível entrar no estádio, porém pudemos conhecer os arredores do icônico estádio boliviano.
O nome é uma homenagem a um ex-presidente do país. Na frente há uma praça em que crianças praticavam atividades físicas. Além disso, também há um museu ao ar livre com uma réplica do templo enterrado dos Tiauanaco, um sítio arqueológico dos povos pré-colombianos.
Mascarillas
Em La Paz é muito comum o uso de máscaras, ainda que a OMS tenha anunciado o fim da pandemia do coronavírus. Um número muito maior se comparado ao Brasil, por exemplo. Muitas pessoas caminham pelas ruas da cidade com o uso do acessório. No transporte público, o número é ainda maior. Conversamos com um morador da cidade que diz usar por trabalhar na área da saúde e por acreditar que o risco de contaminação ainda é alto. O governo boliviano anunciou o fim da emergência sanitária há três semanas.