O jogo de ida das oitavas de final da Libertadores entre River Plate e Inter teve como protagonista um jogador que saiu do banco de reservas. A condição de reserva, no entanto, não faz com que o destaque de Pablo Solari tenha sido surpresa. O atacante de 22 anos vem recuperando espaço com Martin Demichelis e sua presença entre o 11 inicial foi uma dúvida da equipe argentina até horas antes de a bola rolar no Monumental de Núñez.
Não foi a primeira vez que Solari causou problemas ao Inter. No ano passado, o argentino defendia o Colo-Colo e marcou um dos gols chilenos no triunfo de 2 a 0, em Santiago, pela Sul-Americana. O Colorado conseguiu a virada no Beira-Rio com uma goleada de 4 a 1 e avançou na competição. O bom desempenho despertou a atenção do River Plate, que pagou em 4,2 milhões de dólares para contratá-lo, em julho do ano passado.
Solari deu seus primeiros passos pelo Talleres, onde apareceu como destaque da base e chamou atenção do Colo-Colo. A chegada do argentino ao Chile se deu por empréstimo, mas depois foi comprado. Em 2021, Solari anotou o gol que impediu o Colo-Colo de cair para a segunda divisão. Também foi figura da equipe que ganhou o Campeonato Chileno no ano passado.
A chegada de Solari ao Monumental foi mais que a de um jovem saltando para um clube de maiores pretensões no continente, mas a realização de um sonho. Argentino da cidade de Arizona, na província de San Luis, o atacante é de uma família de torcedores do River Plate. Seu nome Pablo César é uma homenagem do pai, Victor Solari, a Pablo César Aimar, meia ídolo do clube entre o final dos anos 1990 e começo dos 2000.
Contratado com a confiança de Marcelo Gallardo, tido como maior treinador da história do River Plate, Solari teve um início de caminhada positivo no clube. Ele balançou as redes logo em sua estreia como titular no Monumental de Núñez. Após a partida, disse que estava ali realizando o sonho de infância de jogar e marcar gol pelo clube que é torcedor.
— Sou uma criança cumprindo um sonho. Tudo isso é incrível, por tudo que vivi e trabalhei para chegar aqui. Tudo isso é algo que sonhei. Trabalhei desde pequeno sonhando em jogar aqui porque sou torcedor desse clube. Agora preciso segurar esse fanatismo pelo River Plate porque sou torcedor desse clube, mas estou desfrutando a realização de um sonho — declarou após uma goleada de 4 a 1 sobreo Newell's Old Boys.
O River Plate não teve um segundo semestre de 2022 como esperado, sendo eliminado precocemente na Copa Argentina e ficando fora da disputa do Campeonato Argentino. Solari até teve bons números individuais, com oito gols em 19 partidas. Mesmo assim, acabou não seguindo como titular com a chegada de Martin Demichelis em 2023.
A volta de Nacho Fernández e o crescimento de Barco fizeram com que Solari virasse um reserva da equipe campeã argentina, mas se mostrou um jogador útil no decorrer dos jogos e também aproveitou as oportunidades quando o treinador poupou alguns titulares. Na penúltima rodada do Campeonato Argentino, por exemplo, anotou dois gols e deu uma assistência no empate por 3 a 3 do time reserva do River com o Rosario Central. Diante do Racing, na partida de recebimento da taça no encerramento do torneio, ele deu o passe para Beltrán abrir o caminho para a vitória de 2 a 1.
No total, Pablo Solari soma oito gols em 30 jogos em 2023, sendo metade deles como titular — a maior parte no começo da temporada. O desempenho recente voltou a colocar Solari na disputa por titularidade. Mesmo começando no banco, o menino com nome de ídolo do clube foi decisivo para a vitória que deixa o River Plate em vantagem para a partida do Beira-Rio. Isso, no entanto, não garante titularidade para o jogo em Porto Alegre.
— Não falta nada para ser titular, Pablo (Solari) treina para ser titular e eu decido se ele é ou começa no banco. Se Lucas (Beltrán) joga na frente e jogamos com cinco meio-campistas, quem você tira? Diga-me um nome. Você tira o Nacho? Me diz! Se o Nacho é o cérebro da equipe — respondeu Demichelis após a vitória sobre o Inter ao questionamento de um repórter sobre a titularidade de Solari.
Sem a certeza de titularidade, Solari mostrou em Buenos Aires que o Inter precisa estar preparado para qualquer momento que ele possa aparecer no jogo da próxima terça-feira (8) no Beira-Rio.
Pablo César Solari
- 22 anos
- Natural de Arizona, Argentina
- Clubes: Talleres, Colo Colo e River Plate
- Em 2023: 30 jogos, 8 gols