Enner Valencia, o grande reforço do Inter em 2023, chegará a Porto Alegre com referências de um gaúcho formado na base do Grêmio. O meia Lincoln, 24 anos, foi companheiro do equatoriano no Fenerbahçe, da Turquia, e não poupa elogios ao novo camisa 9 do Colorado.
O atleta formado no Tricolor, que agora vem atuando como lateral-esquerdo no clube de Istambul, classificou o ex-companheiro como "extraordinário".
— Joguei com o Enner Valencia aqui por um ano. É um jogador extraordinário, fundamental, inteligente, um artilheiro. Tive o prazer de dividir os gramados com ele — disse, em entrevista ao Sábado Esporte, da Rádio Gaúcha, neste sábado (17).
Por ser nascido e criado em Porto Alegre, Lincoln revelou que foi procurado por Valencia para dar referências da capital gaúcha e afirmou que sabia que o atacante viria para o Inter antes da última partida dele com a camisa do clube turco:
— Eu já sabia, já tinhamos conversado. Os jogadores preferem deixar isso em particular, mas ele me perguntou como era. A gente conversou há algum tempo, mas ele tinha que decidir o futuro e certamente tinha muitos clubes interessados. Falei para ele da cidade, disse que ela é muito boa. Falei para aproveitar o nosso churrasco, que tenho saudade. Desejei toda a sorte do mundo, todo o sucesso. Vai jogar em um grande clube e estou torcendo por ele.
Além da personalidade, Lincoln também fez elogios às características táticas de Valencia.
— Ele é um camisa 9 de origem, mas gosta de participar muito do jogo. Ele quer a bola. Ele pode jogar como 9, como falso 9, como ponta. É um cara muito versátil, muito inteligente e que sabe fazer o que o jogo está pedindo — finalizou.
Lincoln surgiu muito jovem no Grêmio, ainda em 2015, aos 16 anos, lançado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Em 2019, deixou o clube rumo ao Santa Clara, de Portugal. Em junho de 2022, foi comprado pelo Fenerbahçe por 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões pela cotação da época).
Aos 33 anos, Valencia desembarca em Porto Alegre no dia 26 de junho e o Inter promete uma grande recepção para o jogador. O equatoriano assinou contrato de três anos com o Colorado. No sábado, ele marcou o gol da vitória sobre a Bolívia em amistoso disputado nos Estados Unidos.
Valencia estará disponível para o técnico Mano Menezes a partir da 14ª rodada do Brasileirão, quando o Colorado encara o Fluminense, no Maracanã, em 9 de julho. O equatoriano também poderá disputar a Libertadores, caso o Inter avance para as oitavas.