Mano Menezes adiantou, em entrevista coletiva após vencer o Coritiba, no Couto Pereira, na noite de quinta (22), a possibilidade de contar com os retornos de Aránguiz, De Pena, Gabriel e Mauricio contra o Independiente Medellín-COL, quarta-feira (28), pela Libertadores. Necessitando da vitória para obter à classificação, o duelo é considerado o jogo do ano. Desta forma, o treinador, pela primeira vez em 2023, poderá ter todo o elenco à disposição para uma partida.
Os quatro jogadores apresentam condições distintas. O único que não está entregue ao departamento médico é Gabriel. O volante, que se recuperou de lesão ligamentar no joelho direito desde outubro de 2022, treina há semanas com os companheiros. A opção da comissão técnica foi por dar mais ritmo em sessões no CT Parque Gigante para liberá-lo para a partida. Ele deve ser relacionado para ficar no banco contra os colombianos.
Os outros três atletas estão em fases finais de recuperação de suas respectivas lesões.
— Nosso planejamento é para que todos os jogadores estejam à disposição diante do Medellín. Já queríamos ter o Mauricio, mas atrasou um pouco. O De Pena já estava conosco (nos treinamentos). O Aránguiz está em avaliação. Essas coisas são assim — revelou o treinador.
A principal preocupação é com o chileno, segundo apurou a reportagem na concentração do clube. A distensão muscular na coxa direita foi de grau 1, a mais simples. Ele ainda não voltou a vestir a camisa vermelha em virtude do problema, que não tem ligação com a antiga lesão na panturrilha na mesma perna. Aránguiz será reavaliado em Porto Alegre, mas há otimismo quanto a sua utilização.
Como disse Mano, De Pena e Mauricio têm chances de ficarem à disposição. Há perspectiva até de titularidade para a dupla diante dos colombianos, mas a falta de ritmo, pela parada nos últimos dias, pesa contra.