São apenas nove partidas, mas John já se destaca como um dos principais nomes do Inter em 2023. Desde que assumiu a titularidade, contra o Metropolitanos, o Colorado engatou uma sequência positiva entre Brasileirão e Libertadores. GZH buscou detalhes sobre o trabalho da comissão técnica com o jogador que era reserva no Beira-Rio no primeiro semestre.
O primeiro movimento foi feito na avaliação do Departamento de Futebol, incluindo o Centro de Análise e Prospecção de Atletas (Capa), detectando as qualidades do jogador que estava no banco do Santos há algumas temporadas. O ano de 2020 teve John também como destaque na campanha santista de finalista da Libertadores. Ele chamou atenção de outras equipes brasileiras, inclusive do rival São Paulo, que não obteve liberação do goleiro.
Porém, o Inter detectou a necessidade de trabalhos específicos com John logo na sua chegada ao Beira-Rio. Ele tinha um déficit físico com a metodologia aplicada no clube. Ele ganhou massa muscular, condicionamento, fez atividades de força e que visavam a aumentar também a flexibilidade do profissional que mede 1,96m. No campo, sob orientação do preparador Leonardo Martins e do auxiliar Eduardo Melgarejo, a coordenação do camisa 31 foi aprimorada.
No CT Parque Gigante, teve treinos para melhorar o posicionamento e também melhora na participação de construção ofensiva com os passes. Atualmente, John recebe atenção para evoluir a saída de gol e está apresentando resultados bem avaliados internamente.
A rotina dos goleiros no Inter prevê atividades iniciadas uma hora antes dos demais na academia e campo e ainda seguir em treinamento depois da saída dos jogadores de linha. A comissão técnica aprimorou os treinos com vídeos repassados para avaliação entre preparadores e aos goleiros. Inclusive, o clube adquiriu recentemente uma câmera tática que fica posicionado num tripé de sete metros de altura, que colabora para leitura tática. Desta forma, o posicionamento para cada ação é aprimorado.
Apesar de poucas palavras, o goleiro de 27 anos enalteceu as oportunidades que tem recebido no Rio Grande do Sul. O Inter tem a possibilidade de compra de 85% dos direitos econômicos de John até o final da temporada. O valor previsto no contrato de empréstimo é de R$ 8,5 milhões. Porém, na cessão, o Colorado já recebeu 15% do Santos no acordo.