Foi em 12 de abril, pouco antes das 14h, que o perfil do Inter no Twitter anunciou a contratação de Rômulo. "Formado na base do Cruzeiro e destaque do último Campeonato Mineiro pelo Athletic", dizia o texto, que finalizava com um "Bem-vindo, guri". As respostas de uns quantos torcedores à postagem ilustravam a (baixa) expectativa que os colorados tinham do atleta de 22 anos que havia disputado o Brasileirão passado pelo Juventude. Os xingamentos eram diversos. Pois passados dois meses, muitos deles devem estar pensando em apagar os tweets. O sul-matogrossense tem sido uma das melhores notícias dos últimos jogos.
A começar que, até agora, ele tem confirmado a fama de versátil. Seja na lateral direita ou de primeiro volante, consegue dar resposta satisfatória a Mano Menezes, que o conhecia dos tempos de Cruzeiro, e principalmente à torcida.
— Acho que o Rômulo tem jogado bem, sempre entra atento. É uma boa aposta que o Inter tem feito — entusiasmou-se Lelê Bortholacci, um dos colorados identificados do Grupo RBS.
Uma das surpresas na escalação contra o Nacional-URU, em um Parque Central lotado, ele foi praticamente "batizado" na Libertadores, já que sua outra partida havia sido diante do Metropolitanos, quase um campo neutro. A postura diante de um jogo tão difícil foi elogiada por Mano Menezes:
— Rômulo dá força, ele disputa todas. E ainda tomou cartão cedo, o que nos preocupou, mas teve maturidade para jogar até o final. Estamos muito felizes com ele.
Os duelos, as disputas, são mesmo as principais virtudes do jogador. Em sete partidas e 520 minutos em campo pelo Inter, ganhou 28 divididas. Levou o dobro de faltas do que cometeu, o que mostra uma boa capacidade de controle das ações. Tem 14 desarmes com a camisa colorada.
Ofensivamente, se ainda não marcou gol (e contra o Atlético-MG a bola não entrou de teimosa, porque bateu na trave e correu quase sobre a linha em uma cabeçada), contribuiu com 193 passes certos e uma assistência para finalização. Quando possível, chega à frente.
Rômulo está tentando cumprir o que prometeu em sua apresentação, ainda em abril. Na entrevista coletiva, disse:
— É a oportunidade da minha vida. Chego com uma vontade imensa de agregar ao Inter.
Exatamente o fato de ter chegado em abril tem contribuído para seu desempenho. Diferentemente dos outros companheiros, ele fez uma pré-temporada diferente no Athletic, e sua condição física é superior. Tem conseguido aguentar mais tempo em campo do que os colegas. Isso se dá também em razão das características de atleta que já apareciam nas categorias de base. Quem atesta é Édson Paulista, treinador de Rômulo no Desportivo Brasil-SP, e que atualmente comanda o Safor, promovido de divisão na Espanha. Diferentemente da parte da torcida que se manifestou nas redes sociais depois do anúncio, ele afirma:
— Não é surpresa nenhuma vê-lo bem no Inter. Quando estava no Cruzeiro já tinha avisado a ele que iria se destacar. E vai despontar ainda mais, é um jogador extremamente capacitado e muito profissional. Tem ótima leitura de jogo, de espaço, tem força e potência. E não tem medo do enfrentamento, desde a base já víamos isso.
Édson reforça que essas virtudes fazem de Rômulo um potencial não só para a primeira função do meio-campo, como também para a segunda. Com a volta de Aránguiz e o possível retorno de Gabriel após a parada da Data Fifa, Rômulo ganhará novos companheiros para o setor. Ao mesmo tempo que a concorrência aumentará por alguma vaga, também será possível vê-lo formando dupla com jogadores diferentes. E aí que aparece a versatilidade de se adaptar à necessidade do time.
Rômulo está emprestado pelo Athletic ao Inter até o final do ano. Existe a opção de compra, com valor estipulado em cerca de R$ 3,5 milhões.
Quem é
- Nome: Rômulo Zanre Zwarg
- Idade: 23 anos
- Altura: 1m82cm
- Clubes que passou: Cruzeiro, La Serena-CHI, Juventude, Athletic-MG
Pelo Inter
- 7 jogos
- 520 minutos
- 2 cartões amarelos
- 7 faltas cometidas
- 14 faltas sofridas
- 28 duelos vencidos
- 19 duelos perdidos
- 193 passes certos
- 30 passes errados
- 14 desarmes
- 9 interceptações
- 4 finalizações
- 1 assistência para finalização
*Sofascore