O técnico Mano Menezes pode fazer ao menos três mudanças no Inter para o jogo contra o Flamengo, domingo (23), pelo Brasileirão. Após bater o Metropolitanos, da Venezuela, no final do jogo, o treinador avalia escalar Campanharo, Mauricio e Alemão entre os titulares.
No meio-campo, Mauricio poderá ocupar a vaga de Pedro Henrique, que voltaria ao banco de reservas. Assim, ele formaria a linha de meias junto a Alan Patrick e Wanderson. No ataque, com o fraco desempenho de Luiz Adriano, substituído e vaiado na terça, Alemão, que fez o gol da vitória sobre o Metropolitanos, poderá iniciar a partida.
Além disso, Mano pode sacar o volante Johnny da equipe para a entrada de Campanharo. Recém contratado, o meio-campista de 31 anos teve bom desempenho contra o Metropolitanos e pode ser uma boa opção para qualificar a saída de jogo.
Esta modificação pode ajudar o time a superar momentos de falta de criatividade no meio-campo, que segue dependendo de Alan Patrick. Mesmo com três atacantes escalados, uma das questões que mais incomodam o torcedor está no começo do meio-campo, em que Johnny e Gabriel Baralhas têm se revezado como titulares ou até mesmo atuado juntos, como ocorreu contra Fortaleza e Metropolitanos.
— Ano passado jogávamos com três no meio. Um volante mais defensivo, um pela direita e um pela esquerda. Eu era da esquerda, que tinha liberdade para chegar no ataque. Hoje jogamos com dois volantes. Então, muitas vezes tenho que fazer uma função mais defensiva. É o que o treinador precisa. Tento sempre fazer o melhor para ajudar aqui. Mas, claro, quando tenho liberdade, consigo chegar ao ataque e fazer jogadas ofensivas — avaliou Carlos De Pena, que nesta temporada tem atuado mais recuado e virou reserva da equipe.
Na partida pela Libertadores, De Pena entrou no lugar de Johnny no intervalo e Gustavo Campanharo substituiu Baralhas aos 17 do segundo tempo, numa tentativa de abrir a fechada defesa venezuelana. Esta segunda troca ocorreu em momento em que Mano mudou a forma tática e passou a usar uma linha de três, com Renê como zagueiro pela esquerda, tendo Pedro Henrique e Thauan Lara nas alas.
O Inter volta aos treinamentos na manhã desta sexta-feira (20), às 10h. O provável time para encarar o Flamengo tem: Keiller; Igor Gomes, Vitão, Mercado e Renê; Campanharo (Johnny) e Baralhas; Mauricio, Alan Patrick e Wanderson; Alemão.