O Inter fez uma estreia com futebol seguro na maior parte do tempo e chegou a sair na frente do Fortaleza, na noite deste sábado (15), no Castelão, na primeira rodada do Brasileirão. Wanderson colocou a equipe gaúcha em vantagem aos 8 da etapa final, mas Moisés empatou três minutos depois definindo o placar por 1 a 1 e a repartição de pontos entre as duas equipes.
O Colorado agora volta suas atenções para a Copa Libertadores. Na terça-feira, às 19h, o time de Mano Menezes receberá o Metropolitanos-VEN, no Beira-Rio, em busca de sua primeira vitória no torneio continental.
O técnico Mano Menezes surpreendeu na escalação colorada. As mudanças começaram pelo gol, onde John ganhou o lugar de Keiller, passaram pela defesa, meio e ataque. Sem Bustos e Mário Fernandes, o zagueiro Igor Gomes foi o lateral direito depois da tentativa com o volante Matheus Dias na Copa do Brasil. No meio, De Pena foi para o banco com Baralhas e Johnny formando a dupla de volantes. No setor ofensivo, três atacantes acompanharam Alan Patrick: Pedro Henrique, Wanderson e Alemão. O sistema 4-2-3-1 foi mantido.
A formação com três atacantes não fez com que o Inter deixasse de ter cuidados defensivos no começo da partida. Pelos lados, Pedro Henrique e Wanderson voltavam bastante nos primeiros minutos para fechar os espaços diante da iniciativa do Fortaleza. Os mandantes tiveram a primeira oportunidade aos 9 minutos. Calebe bateu falta e John pulou no canto para fazer a defesa em sua primeira participação na partida. A resposta colorada veio em seguida com cabeçada de Alemão, que passou por cima do gol.
Aos poucos, o Inter foi se soltando na partida e ocupando mais o campo do Fortaleza. Prova disso foi que a posse de bola chegou a 65% com o cronômetro passando dos 15 minutos. Faltava ao Inter uma maior presença ofensiva. Em contrapartida, a equipe se comportou bem defensivamente na maior parte do tempo.
VÍDEO: a primeira evolução do Inter
Acesse a coluna
Mal deu tempo para o Inter comemorar. Três minutos depois, Moledo subiu mais alto em escanteio batido por Pochettino, mas não conseguiu tirar a bola da área. John saiu do gol e deu um soco que também não afastou a bola. Ela caiu nos pés de Tinga, que chutou cruzado. Moisés pegou o rebote e bateu para o gol para empatar o placar.
Os gols animaram as duas equipes, que seguiram buscando o ataque. Ainda que o Fortaleza fosse mais presente na área colorada, o Inter também levou perigo. Aos 15, Alemão desviou em chute de Wanderson e só não marcou o gol porque Fernando Miguel teve recuperação para fazer a defesa.
VÍDEO: Inter fez o que dava para fazer diante do Fortaleza
Acesse a coluna
Mano fez a primeira mexida na equipe aos 18 minutos. Pedro Henrique deixou o campo para a estreia de Jean Dias, ex-Caxias. Mas foi o Fortaleza quem chegou com perigo. Aos 19, Moisés chutou forte e John se recuperou da falha no gol com uma grande defesa. Moledo apareceu no rebote para impedir finalização de Calebe com o goleiro colorado caído.
Vojvoda mexeu mais duas vezes no Fortaleza aos 22. Pikachu e Hercules foram as opções para os lugares de Caio Alexandre e Calebe. Mano respondeu com De Pena no lugar de Alan Patrick e Campanharo na vaga de Johnny. Aos 28, as últimas trocas no Inter. Lucca e Rômulo por Wanderson e Igor Gomes.
De fôlego renovado, o Inter conseguiu conter o ímpeto ofensivo do Fortaleza. Faltou, porém, a qualidade que, principalmente, Wanderson e Alan Patrick davam ao setor ofensivo. John voltou a aparecer bem em defesa de Guilherme nos acréscimos. No último minuto, Pikachu bateu falta que passou perto. O Inter até levou sustos no final, mas conseguiu levar o 1 a 1 até o apito final e voltar para Porto Alegre com um ponto na bagagem.
Brasileirão —1ª rodada
FORTALEZA (1)
Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Hercules, 22’/2ºT), Lucas Sasha; Calebe ( Pikachu, 22’/2ºT), Thiago Galhardo (Pochettino, 46’/2ºT), Moisés (Guilherme, 39’/2ºT; Lucero (Romero, 39’/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
INTER
John; Igor Gomes (Romulo, 28’/2ºT), Vitão, Moledo, Renê; Baralhas, Johnny (Campanharo, 22’/2ºT); Pedro Henrique (Jean Dias, 18’/2ºT), Alan Patrick (De Pena, 22’/2ºT), Wanderson (Lucca, 28’/2ºT); Alemão . Técnico: Mano Menezes
GOLS: Wanderson, aos 8min, Moisés aos 11min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Britez, Guilherme (F); Moledo (I)
ARBITRAGEM: Edina Alves Batista (FIFA-SP), auxiliado por Neuza Ines Back (FIFA-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)
LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza-CE