Apesar de ter perdido a titularidade no ataque do Inter em 2023, Alexandre Alemão foi elogiado pelo técnico Mano Menezes. Suspenso na primeira partida da semifinal do estadual, contra o Caxias, o jogador teve ausência lamentada pelo treinador. Segundo ele, o camisa 35 teria sido útil no duelo:
— Voltamos a ter um jogador que segura um pouco mais a bola lá na frente. Luiz dá isso pra equipe. Naturalmente isso tira a pressão do Alemão, que já vai voltar a jogar bem normalmente. Está treinando bem, esteve ausente hoje, poderia ter entrado e já resolvido o jogo pra gente — avaliou Mano Menezes.
Além do rendimento na largada da temporada, Alemão ganhou concorrência pela função de principal atacante. O último foi Luiz Adriano, campeão mundial pelo clube, que chegou para assumir a posição. Antes, Pedro Henrique, extrema de origem, foi improvisado e conseguiu chegar à artilharia do estadual com oito gols.
Em 2023, o xodó da torcida colorada balançou as redes apenas duas vezes em 10 partidas, sendo metade como reserva e a outra como titular. Após a ida para banco, ele vem evoluindo nos treinamentos diários no CT Parque Gigante. Sem a suspensão, o atleta voltará a ser alternativa para o decorrer do confronto diante do Caxias.